"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

terça-feira, 15 de março de 2011

O Projeto de Lei1481/07 do Senado, preve conexão de todas as escolas públicas à internet de banda larga


Nos bastidores do Senado, articula-se para esta terça-feira (15), a votação do Projeto de Lei1481/07, de autoria do Senador Federal - Aloízio Mercadante - PT /SP, que estabelece como meta conectar todas as escolas públicas à internet de banda larga até 31 de dezembro de 2013, sendo que a prioridade será para escolas situadas na zona rural.

Dentro da proposta original, está previsto para a consecução do projeto o uso de recursos do Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (Fust) e, conforme o substitutivo apresentado pela Comissão Especial de Redes Digitais de Informação será o Ministério das Comunicações que definirá a parcela anual dos recursos do fundo que serão aplicados para alcançar a meta inicialmente estabelecida.

Embora as articulações já venham acontecendo entre os partidos políticos, o PL 1481/07 será previamente discutido no Colégio de Líderes antes de ser analisada. A reunião de líderes será realizada nesta terça-feira, às 15 horas, mas certamente no jogo de interesses encontrará inúmeros entraves.

Alguns comparativos vêm sendo usados para dimensionar o uso de banda larga nas escolas, comparando-a com a maior utilização desse instrumento em LAN house pelos educandos, que nas escolas que já o possuem. Essa disparidade ocorre em conseqüência de vários fatores, entre eles:

1- O bloqueio de conteúdos de sítios com conteúdos julgados “impróprios” para alunos, sendo que o mesmo não ocorre em LANs No campo funcional.

2- O próprio despreparo de grande parte dos educadores, que ainda preferem os métodos tradicionais de ensino, pelo despreparo ao uso dos recursos midiáticos, dos quais a internet.

3- O número de máquinas disponíveis por laboratório é insuficiente à quantidade de aluno por sala de aula, dessa forma, alguém fica fora do processo.


É louvável a iniciativa do governo para inserir os alunos no universo das tecnologias, principalmente os alunos de escolas situadas na zona rural que de certa forma estão excluidos do universo informatizado. No entanto, dentro dessa nova proposta, é preciso estimular a capacitação dos educadores bem como, promover a reestruturação dos espaços midiáticos e a reformulação das regras para uso da internet na rede escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário