"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

domingo, 27 de março de 2011

O "Amigos da Escola" e o mascaramento da realidade.


O "Amigos da Escola" é um projeto criado pela Rede Globo, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), teoricamente, “o objetivo é contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica”. No entanto, esses projetos ditos sensacionais em um dia, evaporam das escolas no dia seguinte.

A Rede Estadual de Ensino do Tocantins, referindo-se ao amigos da escola, em documento oficial diz: “A presente proposta tem por objeto organização do trabalho dos voluntários nas escolas publicas da Rede Estadual de Ensino do Tocantins. A nossa proposta é de fazer a integração das ações de voluntariados á missão geral do Plano Estratégico da Secretaria, o qual “garantir o acesso, permanência e o sucesso na educação básica”.

Atitudes como essa do Estado de Tocantins, é assumir a incompetência do próprio Estado e, de desqualificar os profissionais em educação. Na teoria o projeto estimula o envolvimento de todos, profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade. Pura ilusão, uma coisa é você ir brincar de educador esporadicamente em finais de semana, outra é você tentar transmitir informações/conhecimento para quem não quer aprender.

RELAÇÃO VOLUNTARIADO/PROFESSOR.

A idéia inicial do projeto é o envolvimento e a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais para salvar a educação, isso acaba arrastando alguns socorristas que tentam intervir diretamente nas ações, na tola tentativa de reorganizar a área da educação, pois não se muda a escola, sem antes reorganizar a família.

A princípio pode parecer louvável a iniciativa do voluntariado, mas que na verdade estão agravando ainda mais o problema educacional, pois estão tirando do Estado as suas responsabilidades e ainda, acabam sustentando a idéia que o problema está na ineficiência dos educadores, desconsideram a realidade do dia-a-dia, salas lotas, programas sociais que obrigam a permanência de indivíduos na escola sem nenhum compromisso e, uma lei que age na parcialidade, o ECA, que limita a ação e tira toda a autonomia das famílias e dos educadores.


RELAÇÃO ESCOLA/FAMÍLIA.

Normalmente os pais e alunos que se prontificam a se fazerem presentes nesse tipo de projeto em finais de semana, geralmente são alunos bom e de famílias consciente, aqueles que geralmente já acompanham os seus filhos no dia-a-dia da escola e entendem a necessidade da educação com forma de superação e crescimento. Por outro lado, a grande maioria dos pais não sabe nem a série em que o filho estuda, muito menos comparecem na escola quando chamados e, se o fazem é sob determinação do Conselho da Criança e do Ministério Público.


REDE GLOGO, UNICEF E A EDUCAÇÃO.

O Amigos da Escola, projeto da rede Globo em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), acreditam na força mobilizadora da Rede Globo para sensibilizar a população e a comunidade escolar a darem sua contribuição para a melhoria contínua da escola pública.

O poder da TV é inegável, tanto para o bem, quanto para o mal e o reflexo pode ser visto no cotidiano das escolas. A Globo durante anos tem em sua programação uma verdadeira escola de sacanagem e todos os horários, cenas de sexo e violência injustificáveis em momentos sempre inoportunos, são humoristas e apresentadores que fazem apologia ao Bullying, Xenofobia, Homofobia e descriminação aos obesos etc. RENATO ARAGÃO, humorista e “embaixador” do UNICEF no Brasil, dá verdadeiras aulas às crianças de como se comportar erroneamente e de fazer, aquilo que uma criança jamais deveria fazer, isso tudo ao longo do dia.


Diante desse quadro exposto, creio que fica extremamente difícil para os verdadeiros educadores, os professores competirem com essa máquina chamada Televisão e a massificação diária de imbecilidades televisivas,ensinamentos de habitos: social e eticamente inadequados.

por: C.Mateus

Nenhum comentário:

Postar um comentário