"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

domingo, 20 de março de 2011

O que o Brasil conquistou é absolutamente surpreendente, disse Obama em Brasília.

Gostoso mesmo foi ver o Presidente dos EUA, Barack Obama se curvar diante da habilidade de LULA, disse ele, que no momento de forte crise mundial o Brasil se manteve ritmo de crescimento. Segundo, ele, apesar das incertezas dos últimos dois anos, o Brasil se colocou na dianteira como uma potência econômica e financeira.

Em seu discurso o presidente americano destacou:

"Nos últimos dois séculos, nunca houve um momento tão promissor para o Brasil. Agora, vocês são a sétima maior economia do mundo, registrando um dos crescimentos mais rápidos do mundo. No intervalo de uma década, centenas de milhares de brasileiros saíram da pobreza, metade da população brasileira é considerada agora classe média.

Em vez de esperar ajuda de outros países, vocês estão agora ajudando outros países, ajudando outras nações em desenvolvimento. Vocês produzem grande parte dos alimentos consumidos no mundo, fornecem grande parte dos biocombustíveis do mundo e vão sediar dois dos maiores eventos esportivos do mundo. E, como mencionei na coletiva de imprensa há pouco com a presidente, eu ainda fico magoado quando lembro que os Jogos Olímpicos vêm para cá e não para Chicago, mas tenho certeza de que farão um ótimo trabalho nos jogos.

Portanto, o que o Brasil conquistou é absolutamente surpreendente. Quantas vezes se escuta que o Brasil é o país do futuro? Bom, o futuro chegou e, apesar das incertezas dos últimos dois anos, o Brasil se colocou na dianteira como uma potência econômica e financeira. Vocês não chegaram aqui simplesmente por uma questão de sorte ou acaso. O sucesso ocorreu por conta de um trabalho árduo e da perseverança do povo brasileiro. O espírito empreendedor de muitas das pessoas aqui nesta sala, a visão de líderes como o presidente Cardoso e presidente Lula.

Esses líderes perceberam, e a presidente Rousseff segue a mesma linha, que o caminho mais certo para a prosperidade no Brasil engloba pessoas livres e mercados livres. Em uma região do mundo onde o legado do colonialismo é recente, havia uma preocupação legítima no século passado de que abrir a economia levaria países mais ricos a extrair recursos sem se importar com o desenvolvimento da nação. Acho isso compreensível.

Ao mesmo tempo, várias nações da América Latina como esta viveram décadas de ditaduras em que economias fechadas não foram capazes de oferecer padrões de vida decentes para a maioria da população. Mas, na última década, o Brasil mostrou ao mundo que há um outro caminho e que a participação na economia global pode levar a grandes oportunidades mostrando que o espírito do capitalismo pode fluir bem ao lado da justiça social. O Brasil mostrou que a democracia ainda é o melhor caminho para o progresso econômico."
http://g1.globo.com/obama-no-brasil/noticia/2011/03/leia-integra-do-discurso-de-obama-para-empresarios-em-brasilia.html


Do ponto de vista prático, quando Obama, cita FHC como um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Brasil, acho que esqueceram de dizer pra ele que naquela ocasião, diferente do governo de Lula, vivíamos uma política servil e entreguista, muito favorável aos interesses estrangeiros, diga-se, dos americano.

Realmente senhor presidente, o que o Brasil conquistou é absolutamente surpreendente. A conquista maior foi a nossa autonomia e a dignidade, mérito de Lula e do povo brasileiro. Hoje, num jogo de interesses os olhos do mundo estão voltados para o Brasil, mas, assim como quando Lula estava na presidência da nossa gente, com Dilma comandante, as negociações propostas só serão viabilizadas se forem de nosso interesse e vantajosas para o nosso País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário