"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

domingo, 6 de março de 2011

O Dia Internacional da Mulher e o seu verdadeiro significado.


''A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes.'' (Karl Marx)

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz", por melhores condições de vida e trabalho e, contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Mas, a mídia burguesa dificilmente divulga a verdadeira razão pelo qual comemora-se o dia da mulher, geralmente se dá apenas uma conotação meramente comercial e, com objetivos claros, o de aquecer o mercado capitalista.

As comemorações alusivas ao dia da mulher, omite que essa data é o marco do início da libertação e, da luta das mulheres em defesa de uma sociedade mais igualitária.

É no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, que ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores.

Embora muitas manifestações ocorressem em várias partes do mundo, o fato mencionado se deu no auge da revolução nas indústrias e no crescente fortalecimento do capitalismo. Diante de um quadro de desrespeito e desigualdade, surgiu a necessidade da luta de classes, sobretudo a luta das mulheres que além da submissão patriarcal, também combatiam os grilhões da escravidão assalariada.

Foi nesse contexto, que no dia 8 de Março de 1857, 130 operárias têxteis de Nova York, insurgiram, ocuparam uma fábrica e declararam greve por melhorias nas condições de trabalho. Reivindicavam melhores salários e redução na jornada de trabalho de 16 para 10 horas.

Diante da insubordinação dessas trabalhadoras, que tinham consciência plena de seus papeis no processo de transformação da sociedade naquele momento, então, os patrões optaram por medidas extremas e, em nome da dominação e dos previlégios resolveram trancar a fábrica e incendiá-la com os trabalhadores presas em seu interior.

A ideia da existência de um dia internacional da mulher surge na virada do século XX, sendo que o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América, em memória da greve das operárias da indústria do vestuário de Nova York, em protesto contra as más condições de trabalho.

Na verdade todo os dias, deve ser dia de mulheres e homens que lutam por um mundo mais justo e igualitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário