"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

sexta-feira, 4 de março de 2011

Brasil e EUA firmam acordo aéreo: saiba quais são itens obrigatórios para levar nessa viagem e os riscos que você corre.


Além do medo natural de quem não gosta de viajar de avião, medo de tornar-se vítima de algum atentado terrorista no ar, agora você também deverá se preocupar com as suas idas aos banheiros dos aviões. Por medida de segurança, Estados Unidos e Brasil removeram nas últimas semanas, os suprimentos e as máscaras de oxigênio do banheiro dos aviões comerciais de passageiros dois países.

Segundo matéria exclusividade da Folha, "a medida foi tomada por iniciativa da FAA (agência de aviação americana) e seguida pela Anac, a equivalente brasileira. Cerca de 6.000 aviões foram submetidos a mudança nos EUA, dono do maior volume de tráfego aéreo no mundo; no Brasil, foram cerca de 400 aeronaves de todas as companhias de transporte regular de passageiros - TAM, Gol, Avianca, Azul e Webjet, entre outras ". O prazo para conclusão no Brasil terminou hoje, dia 04 de março.

"A FAA e a inteligência americana detectaram a ameaça de o dispositivo, que fica na parte de cima do banheiro, ser usado como explosivo. A partir de então, a agência orientou o Brasil, a Comunidade Europeia e outros países. A Icao (sigla em inglês da Organização Internacional de Aviação Civil) informou, na terça-feira, que não tinha conhecimento da determinação".

Se antes havia um remoto risco de você morrer num atentado promovido por uma célula terrorista, hoje, há também um risco iminente de você morrer "sentado" no banheiro de um avião, isso pela falta de oxigênio em caso de despressurização, já que as máscaras de oxigênio foram retiradas daquele local.

Segundo a FAA e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Em altitudes de cruzeiro, cerca de 12 mil metros, o passageiros exposto a condição semelhante, corre o risco de perda de consciência e seguido de morte caso o passageiro fique sem a máscara por muito tempo.

Acho importante você saber, que, se por alguma razão você estiver banheiro da aeronave em caso de despressurização, a partir de agora, você só sairá de lá com vida, se os comissários abrirem o lavatório - no mínimo será constrangedor - e socorrê-los.

Para evitar tais constrangimentos, sugiro que as empresas aéreas que fazem as linhas Brasil/EUA, incluam em seus serviços de bordo, oferecendo aos seus passageiros dois itens obrigatórios:

Sugestão 1:
O velho e clássico pinico, para não perder o contato com as máscaras de oxigênio.

Sugestão 2:
Fraldas geriátricas para emergência de qualquer natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário