"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

sábado, 5 de março de 2011

Soldado americano é forçado a dormir nu em presídio, por suposto vazamento de documentos ao WikiLeaks.


Bradley Manning, o soldado preso pelo vazamento de documentos ao Wikileaks vem, sendo forçado a dormir nu em sua cela. O fato torno-se público através de uma denúncia de seu advogado.

David E. Coombs, o advogado do suspeito escreveu em seu blog oficial, "o soldado Manning foi obrigado a ficar sem roupa, novamente em sua cela na noite de quinta-feira. Como na noite anterior, os guardas da prisão o obrigaram a tirar todas as roupas. Manning voltou para a cama e passou as sete horas seguintes humilhado".

Manning esta preso na Virgínia, desde junho de 2010, quando foi acusado supostamente de ter vazado informações para o Wikileaks. Pelas leis americanas, isso caracteriza descumprimento do Código Militar, o que lhe daria 52 anos de prisão, somadas na quarta-feira outras 22 acusações, que podem terminar em uma possível sentença de prisão perpétua ou até em pena de morte.

É interessante pensar que o mesmo país que condena e mata seus cidadãos, levante bandeiras relacionadas aos Direitos Humanos e questões humanitárias, fora de seu território. Parece que lá pelos states, vale a máxima popular que diz: "Faça o que eu digo, não faça o que eu faço".


Ainda não se sabe se é por algum tipo de tara ou obsessão, que estranhamente quem determinou que o soldado dormisse nu em sua cela, foi a comandante da prisão, Denise Barnes e, o mais "degradante" é o fato de que o soldado é vigiado, tanto por observação direta como mediante câmaras, "o tempo todo". Complementou o advogado.

A Anistia Internacional denunciou o fato e as condições nas quais se encontra o soldado ao secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, mas, obviamente que isso não vai dar em nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário