"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

quinta-feira, 3 de março de 2011

Fidel Castro disse que o ataque da Otan à Líbia é 'fato inevitável', pois envolve um conjunto de interesses.


A imprensa divulgou nesta quinta-feira, que o líder cubano Fidel Castro, teria dito que uma intervenção militar da Otan na Líbia, é "inevitável". Isso porque o objetivo é controlar o petróleo aproveitando a "guerra civil" naquele país.

Segundo ele, EUA e Otan temem que o controle do petróleo seja perdido no mundo árabe, por isso: "Estados Unidos e Otan estão seriamente preocupados com a onda revolucionária desatada no mundo árabe, onde se gera grande parte do petróleo que mantém a economia de consumo dos países desenvolvidos e ricos". Portanto, nada teria de estranho quanto à intervenção militar na Líbia, pois com isso, garantiria-se à Europa quase dois milhões de barris diários do petróleo leve.

"Não podem deixar de aproveitar o conflito interno surgido na Líbia para promover a intervenção militar. As declarações feitas pela administração dos Estados Unidos desde o primeiro instante foram categóricas nesse sentido", afirmou Fidel, em mais um artigo publicado na imprensa estatal.

Em artigo publicado na semana passada, Fidel afirmou que os Estados Unidos e a Otan fazem uma "dança macabra de cinismo" ao incentivar uma guerra civil na Líbia, em busca do controle do petróleo. Disse também, que outros fatores alheios a questão da Líbia fortalecem a idéia de uma intervenção, já que "as circunstâncias não podiam ser mais propícias. Nas eleições de novembro, a direita republicana aplicou um golpe contundente ao presidente Barack Obama". Dentro do contexto exposto por Fidel, ele deixa claro que uma intervenção poderia ser a salvação política de Obama e, o tiraria do poço em que se encontra.

Olha que de tentativas de intervenção e de sanções o velho Fidel entende!

Nenhum comentário:

Postar um comentário