"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

quarta-feira, 30 de março de 2011

No Japão, em Fukushima: iodo radioativo no mar é 3.355 vezes superior


Um nível de iodo radioativo 3.355 vezes superior ao normal foi detectado na água do mar recolhida a 300 m da central nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão, informou nesta quarta-feira a agência Jiji Press.

A água do mar analisada tem o nível de iodo 131 mais alto desde o início da crise nuclear em Fukushima, inundada por um tsunami em 11 de março passado. O problema é provocado, provavelmente, porque a água utilizada para resfriar os reatores nucleares vazou para o mar.

Terremoto e tsunami devastam Japão
Na sexta-feira, 11 de março de 2011, o Japão foi devastado por um terremoto de 9 graus, o maior da história do país. O tremor gerou um tsunami, arrasando inúmeras cidades e províncias da costa nordeste nipônica. Além dos danos imediatos, o país e o mundo convivem com o temor de um desastre nuclear nos reatores de Fukushima. Embora a situação vá se estabilizando, o desfecho e as consequências permanecem incertas.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram quase 9 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Os prejuízos materiais devem passar dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto e cortes de energia, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes, evacuar áreas de risco e, aos poucos, iniciar a reconstrução do país.

Matéria publicada, em 29 de março de 2011
http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/terremotonojapao/noticias
Veja mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário