"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

sábado, 12 de março de 2011

Explosão em usina nuclear é a nova ameaça no Japão.


Neste sábado,12 de março, uma explosão na usina nuclear Fukushima 1, no Japão, deixou ao menos quatro feridos, informaram vários veículos da imprensa japonesa. O fato ocorreu no dia seguinte aos abalos sísmicos de magnitude 8,9, seguido por tsunamis, que devastou o nordeste do Japão, de início deixando pelo menos 1.800 mortos e desaparecidos. No entanto, Este número poderá, no entanto, o canal de televisão NHK, informou que a prefeitura de Miyagi, no nordeste, dá conta do desparecimento de cerca de 10.000 dos 17.000 moradores da cidade portuária de Minamisanriku.

A falta de recursos naturais, faz com que o Japão supa suas necessidades energéticas com um vasto parque de usinas nucleares, que as autoridades sempre afirmaram estarem capacitadas para agüentar terremotos, mas, o que não se esperava era um terremoto de 8,9 graus na escala Richter e pela chegada de tsunamis de grandes proporções.

O problema na usina nuclear Fukushima 1, no Japão, começou quando a central atômica foi gravemente afetada pelos abalos sísmicos, na sexta-feira (11). Segundo os técnicos, esses reatores foram construídos para suportar os tremores sísmicos e parar automaticamente em caso de um abalo muito forte. Onze deles, situados nas zonas mais atingidas pelo terremoto de ontem, pararam automaticamente, no caso de Fukushima, o reator superaqueceu e houve falhas no sistema de resfriamento.


Havia grande preocupação das autoridades japonesas em sanar o problema, mas enquanto técnicos nucleares trabalhavam no local, uma explosão no reator foi registrada às 15H36, hora local (03H36 de Brasília) na usina nuclear de Fukushima N°1, liberando um nível radioativo acima de mil vezes superior ao que é considerado “normal”. A NHK , rede de televisão pública local informou que vários funcionários ficaram feridos no acidente, mas o mais preocupantes são os resultados dessa radiação.

O primeiro-ministro japonês Naoto Kan ordenou a evacuação da população num raio de 20 km da estação, além das autoridades japonesas aconselharam os moradores dos arredores a ficar dentro de casa, com portas e janelas fechadas, sistemas de ar-condicionado desligados e também pediram que a população usasse máscaras ou toalhas para cobrir o rosto, em uma desesperada tentativa de diminuir os riscos de contaminação nuclear. Mas, as consequências para o futuro, os resultados dessa radiação são imprevisíveis.

Enquanto isso, no vaticano o papa manda avisar que vai rezar pelo povo japonês, creio que isso só não resolve o problema físico estrutural do Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário