"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

sábado, 28 de maio de 2011

Beto Richa fechou o Centro de Capacitação de Faxinal do Céu


Que o Centro de Capacitação de Faxinal do Céu já vinha capengando há muito tempo, já não era novidade para ninguém, quem andou por lá nos ultimos anos presenciou o estado de abandono do local. No entanto, de acordo com o Chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava (NRE), Valdir Kukelcik, não havia a determinação de fechamento.

Mas uma reportagem da RPC TV mostrou nesta sexta-feira, dia 27, caminhões carregando móveis e equipamentos que serão destinados a outras secretarias do Estado, marcando dessa forma o fim do Centro de Capacitação de Professores do Paraná.


Desde que surgiu, Faxinal do Céu tornou-se o centro de inúmeras discussões filosóficas sobre o real objetivo ou “função” daquele espaço. Por um lado, os mais radicais o viam como um centro de “lavagem cerebral”, pró-neoliberalismo e, alguns diziam ainda que a estrutura lá montada pelo governo, não correspondia com a realidade das escolas, nem com o padrão de vida dos professores. Por outro lado, há de se reconhecer que o cenário era magnífico, estadias de qualidade, música e opções culturais de bom nível e agradáveis. Além disso, para os que realmente se deslocavam para lá com o firme propósito de adquirir conhecimento, lá era possível participar de grandes sérias oficinas pedagógicas para qualificar professores, pais e servidores da educação.


Não sou defensor da estrutura faraônica do inicio de Faxinal do Céu, mas reconheço a importância de muitas oficinas e cursos que possibilitaram a qualificação dos profissionais em educação e, até estimularam os professores a refletirem sobre a sua própria condição de trabalho enquanto categoria.


Realmente lamentável, era o grande percentual de “profissionais" em educação, inclusive dos núcleos, que se deslocavam para lá com dois propósitos: repousar durante o dia, refugiando-se nos belos jardins, que rendiam longos passeios e até alguns romances inesperados, pois o cenário era envolvente e perfeito para isso. Por outro lado, ao anoitecer a finalidade da maioria era cair na gandaia, nas extasiantes noitadas do bar Barba Azul.

Quem nunca foi que atire a primeira pedra.


4 comentários:

  1. BEM QUE TODOS OS LUGARES DO BRASIL TIVESSEM JARDINS BEM CUIDADOS E LIMPOS COMO AI, A NATUREZA BEM CUIDADA E O MEIO AMBIENTE PRESERVADO, PARABENS PELO CARINHO COM O LUGAR, ISSO E UM PEQUENO PEDAÇO DO CEU.

    ResponderExcluir
  2. um sonho vivido..............lugar onde o ambiente é preservado e que o cérebro é cultivado. saudades

    ResponderExcluir
  3. REALMENTE LAMENTÁVEL O DESPERDÍCIO DE UM LUGAR LINDO E NÃO SER USADO PARA UM PROPÓSITO TÃO NOBRE. PRECISA-SE DE ALGUÉM QUE LUTE PARA RETOMAR O QUE FOI PERDIDO. EU CONFIO NA FAFIUV DE UNIÃO DA VITÓRIA.

    ResponderExcluir
  4. Faxinal do céu é muito mais que isso.... pessoas nasceram e cresceram lá e a vila não gira só em torno do centro de capacitação de professores.

    ResponderExcluir