terça-feira, 17 de maio de 2011
Vaticano quer que suspeitos de pedofilia sejam entregues à justiça civil
O Vaticano ordenou aos bispos que entreguem à justiça civil os casos de membros do clero suspeitos de pedofilia, além de impedir que os suspeitos exerçam cargos nocivos aos menores, após os últimos escândalos sexuais que abalaram a Igreja Católica.
Em uma carta enviada a todos os bispos do mundo, o cardeal americano William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, apela às conferências episcopais de cada país para que preparem até 2012 um documento com "a lista de orientações" que servirão como modelo para os "procedimentos" em casos de abusos sexuais de crianças cometidos por padres.
"Entre as importantes responsabilidades do bispo está o dever de dar uma resposta adequada à possibilidade de casos de abusos sexuais cometidos em sua diocese por parte do clero", salienta o cardeal, que impõe ao bispo um papel central na luta contra a pedofilia.
No documento, o cardeal destaca a necessidade de "decisões claras e coordenadas contra os abusos sexuais de menores".
"O abuso sexual de menores não é só um delito na igreja, é também um crime repudiado nas leis civis. Embora haja relações diferentes da igreja com as autoridades civis em cada país, é importante cooperar no âmbito das respectivas competências", afirma o documento.
Muitas organizações dos Estados Unidos têm acusado o Vaticano de agir de forma muito tímida contra as denúncias e consideram que o princípio de "tolerância zero" anunciado por Bento XVI não tem sido aplicado até agora.
"O segredo continuará reinando", lamenta a organização americana National Secular Society.
Fonte: AFP (matéria na integra)
Fotos:
Marcadores:
escândalos sexuais,
Papa Bento XVI,
pedofilia.,
vaticano,
William Levada
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário