"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

domingo, 22 de maio de 2011

Professora do RN vira “heroína” ao mostrar de quem é a culpa pelo caos em que o sistema educacional se encontra


Amanda Gurgel é professora da Rede Pública de Educação do Rio Grande do Norte, mas em sua fala para deputados e autoridades daquele Estado, ela defende corajosamente a classe de educadores e aborda questões que reflete a realidade da maioria dos professores do Brasil.

Amanda, além de questionar os índices numéricos que sempre responsabilizam os professores pelo caos instituído nas escolas, ela rebateu mostrando o seu contracheque de R$ 930 aos deputados e enumerou algumas das dificuldades encontradas pelos professores, além dos baixos salários: transporte precário, salas de aula superlotadas e até a proibição aos professores de comerem a merenda oferecida aos alunos.

A professora também criticou a secretária de Educação do RN, Betânia Ramalho. “A secretária disse que não podemos ser imediatistas, que precisamos pensar a longo prazo. Mas a minha necessidade de alimentação é imediata”, disse. “Pedimos respeito, pedimos que a senhora não vá à mídia pedindo flexibilidade, como se fôssemos responsáveis pelo caos”, afirmou, referindo-se à greve da categoria.

Com uma fala segura e firme, Amanda disse que não sentia vergonha de mostrar seu contracheque ao público presente na audiência. “Quem deveria estar constrangido são vocês”, disse, dirigindo-se aos deputados e à secretária Betânia.

O vídeo incorporado logo abaixo, que mostra a professora criticando a situação da educação no durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados de seu estado fez com que a professora ganhasse admiradores por todo o país.

Que essa admiração faça com que todos os educadores mirem-se no exemplo e na coragem de Amanda Gurgel, rompendo o silencio da omissão e, que definitivamente lutem pelo restabelecimento da dignidade da categoria, tirando de si a responsabilidade pela falência em que o sistema se encontra.

Veja o depoimento da professora Amanda Gurgel:

Nenhum comentário:

Postar um comentário