"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Senado aprova aumento de carga horária de 800 para 960 horas anuais para os ensinos infantil, fundamental e médio.


O projeto de lei foi apresentado em 2007 pelo ex-senador Wilson Matos (PSDB-PR), O suplente do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), o projeto recebeu parecer favorável do senador Cyro Miranda (PSDB-GO). É a Tucanagem na Educação.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) aprovou nesta terça-feira (3) o PLS 388/07, projeto de lei que aumenta de 800 para 960 horas anuais a carga horária mínima para os ensinos infantil, fundamental e médio. Como foi aprovada em caráter terminativo, a matéria segue, agora, à apreciação da Câmara dos Deputados.

Dentro da proposta do senador tucano, a aplicação dessas 960 horas serão distribuídas pelo período de 200 dias do ano letivo, excluindo os dias destinados aos exames finais, quando houver.

A Emenda defendida pelo relator do projeto, Cyro Miranda (PSDB-GO), determina que as mudanças no calendário escolar só poderá entrar em vigor dois anos após a publicação da lei no Diário Oficial da União. Obviamente, se a lei for aprovada pelo Senado e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff ainda em 2011, a nova carga horária só entrará em vigor em 1º de janeiro de 2013.

Foi aprovado também pela comissão, em caráter terminativo, o projeto de lei 385/07, de Wilson Matos. O referido projeto aumenta a frequência mínima exigida para aprovação no ensino básico: de 75% para 80% do total de horas letivas para a aprovação de estudantes no ensino fundamental.

A proposta mencionada, propõe ainda, que no caso de afastamento do estudante da sala de aula por motivo de saúde, o atestado médico apresentado apenas garantirá o direito de fazer provas em segunda chamada, "mas não abonará as faltas que lhe foram imputadas".

Ambos os projetos alteram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 1996).


OPINIÃO.

Até entendo a "grande" preocupação desses “engajados” senadores e deputados, tão empenhados em mudar a estrutura educacional brasileira. No entanto, cabe lembrar que não haverá nenhuma transformação enquanto as salas estiverem sobrecarregadas de alunos; com professores trabalhando em várias escolas para garantir sobrevivência; enquanto a violência explodir nas escolas por falta de política de segurança; enquanto houver um processo pedagógico e estatístico para mascaração da realidade escolar e, acima de tudo, enquanto Conselhos Tutelares, ECAs e Ministério Público devolverem às escolas e forçar a aprovação de indivíduos que simplesmente não querem estudar.

2 comentários:

  1. A garantia da qualidade de ensino, não será resolvida aumentando a carga horária, do jeito que estão as escolas, essa medida será um desestímulo a frequência. Professores, alunos e comunidade escolar, mal conseguem suportar ás 800hr. Será que ninguém entende o óbvio. Precisamos de salário e condições dignas de trabalho e recuperar a nossa dignidade. O resto...é só politicagem de quem não sabe o que fazer, num dia ensolarado de pernas pro ar se mete a entender de educação. Vem pra sala vc tabém vem...

    ResponderExcluir
  2. Sou peremptoriamente contra esse projeto. FHC (no seu tempo) já havia aprovado o aumento da carga horária de 180 para 200 dias e NADA NA EDUCAÇÃO ACONTECEU (Vejam a nota do BRASIL no P.I.S.A., ah ah ah). Sou mãe de três filhos e percebo que o descanso e as atividades extras e físicas Sr. Deputado, FAZEM PARTE DO APRENDIZADO, VIU?. Tenho educado/acompanhado muito bem meus filhos (um dos quais estuda Engenharia Química na UNICAMP!). Digo: colocar os alunos (e professores) mais tempo na sala em nada vai adiantar. Agora, disponibilizar tempo (remunerado) para os professores se aperfeiçoarem, reduzindo-lhes a carga horária (trabalham à exaustão), dando-lhes tempo para também aprender e pagando-lhes cursos e remunerando-os DIGNAMENTE aí sim, a educação pode dar um salto de qualidade. Sugiro um projeto para o Sr. defender: TROCAR o SEU SALÁRIO de DEPUTADO e de seus pares, em TERMOS ABSOLUTOS e PASSAR a remunerar os professores e o Sr. passar a RECEBER como deputado o salário MÉDIO pago aos professores no BRASIL.
    PROJETO DEMAGOGO! A quem o Sr. quer enganar? O Sr. é reitor em Universidade, o que quer ganhar com isso? Passa a impressão de alguém que só QUER APARECER.

    ResponderExcluir