"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

quarta-feira, 25 de maio de 2011

O "milagre" das formigas bordadeiras do Espírito santo.


Segundo a matéria jornalistica apresentada nesta quarta-feira, estaria ocorrendo um "fenômeno religioso" no Estado do Espírito Santo, região de Serra, seria algo semelhante aos milagres das aparições de imagens de Nossa Senhora por aí a fora. Só que, nesse caso específico, “formigas” sensíveis à arte tornaram-se as responsáveis por ilustrações de textos bíblicos.

Nas folhas supostamente “entalhadas” pelas formigas apareceram imagens bíblicas na superfície de folhas e também trechos de citações bíblicas; numa das frases, aparece a palavra "pas" (não seria "paz"?). Nesse caso, a formiga milagrosa, provavelmente tenha faltado nas aulas de língua portuguesa.

Pelo que a imprensa mostrou, as folhas nunca são colhidas diretamente nas arvores e sim, as "folhas bordadas" são recolhidas no jardim, e que se encontram protegidas por um grande anteparo de vidro. E, a casa onde se dá esse fenômeno é, hoje, a sede da Associação de Nossa Senhora das Lágrimas, responsável pela manutenção e proteção do “milagre”.

A Revista Sexto Sentido publicou, que essa mesma associação apresentou, no segundo semestre de 2005, um laudo que teria sido emitido pela Fiocruz (Fundação Instituto Oswaldo Cruz), um dos mais conceituados institutos de pesquisas científicas da América Latina. Esse laudo atestaria a veracidade do suposto milagre.

Segundo a revista, na época o padre Valdir Vitorino, da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, disse a emissoras de TV que, para produzir o laudo, foram coletadas 12 folhas bordadas e quatro formigas. Num dos orifícios da folha teria sido encontrado um ovo de formiga, o que teria ajudado a sustentar as informações do laudo.

No entanto, em 19 de setembro de 2005, a Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz, em carta destinada ao apresentador Gilberto Barros, do programa Boa Noite Brasil, da TV Band, negou categoricamente que tenha produzido o laudo e, portanto, o documento era falso. A partir daí, começou o questionamento do suposto milagre.

Devido à divulgação do caso das formigas na cidade de Serra, e obviamente devido ao assédio do público, a família que morava na casa em questão se mudou, e o local se transformou na sede da Associação N. Sra. das Lágrimas, assim como um local de peregrinação que causa comoção nas pessoas que ali chegam, muitas acreditando de fato que as folhas contêm mensagens ou manifestações de Deus. Segundo matéria jornalística, os visitantes podem transitar gratuitamente na associação, no entanto não ficou claro se lembrancinhas, velas, folhas desidratas etc. não são vendidas no local.

Segundo um especialista em “fenômenos”, os efeitos nas folhas podem ser produzidos pela mão do homem. Também é possível induzir as formigas a terem esse comportamento, por meio de situações previamente manipuladas em laboratório.

Como se trata de um fenômeno que ocorre há alguns anos e que já atraiu muitos visitantes ao local, então por que nunca surgiu uma filmagem flagrando as formigas fazendo o "milagre"?


Congrego com o pensamento de Karl Marx: “A religião é o ópio do povo”. O mais lamentável é quando isso se converte em fanatismo, as pessoas ficam cegas e tornam-se alvos fáceis diante das mãos dos mais espertos.

Veja matéria mais aprofundada no site: http://www.revistasextosentido.net/news/o-misterio-das-formigas-bordadeiras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário