"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Diretor da CIA confirma que EUA torturaram presos para obter informações


Em entrevista à rede americana NBC, o diretor da Agência de Inteligência American (CIA), Leon Panetta, admitiu que sua equipe usa técnica de afogamento simulado (waterboarding, na sigla em inglês), enfim, tortura em detidos em prisões secretas para obter informações.

O diretor destacou ainda que as pistas que levaram os serviços de inteligência a encontrarem o esconderijo de Bin Laden vieram de muitas fontes e não somente dessa técnica de interrogatório, entre elas técnicas de interrogatório coercitivas, a de afogamento simulado.

“Neste caso, as técnicas de interrogatório coercitivas foram usadas contra alguns desses prisioneiros. Quanto ao debate sobre se poderíamos ter obtido as mesmas informações por outros meios, acho que esta sempre será uma questão em aberto”, afirmou Panetta.


Analistas dos “Direitos Humanos” classificam afogamento como tortura: a técnica consiste em amarrar um pedaço de pano ou plástico na boca do prisioneiro e, em seguida, derramar água sobre seu rosto. O detido começa a inalar água rapidamente, causando a sensação de afogamento.

Segundo as agencias internacionais, o diretor da CIA, que em breve substituirá Robert Gates na chefia do Departamento de Defesa, esclareceu que as ordens do presidente Barack Obama na operação exigiam a morte de Bin Laden, e não apenas capturá-lo.


OPINIÃO

O que me causa estranheza é saber que Obama, prêmio Nobel da “PAZ”, continua com a velha e arrogante prática americana: mantém bases para torturar os “inimigos da América”, o caso de Guantánamo; desrespeita a autonomia de outras nações; continua matando milhões de pessoas em nome de uma suposta democracia e dos “tão questionáveis” direitos humanos, o mais lamentável, tudo isso com o aval da ONU e sua míope visão sobre as questões universais.

Quanto ao Obama, perdeu a chance histórica de verdadeiramente ser um líder respeitado mundialmente pela execução de ações de interesse dos americanos e demais nações, diferente de se fazer temido e arrogante.

Um comentário:

  1. Amigo! Gostaria de parabenizá-lo pela importância que significa teu blog! Publiquei alguma coisa similar ao teor deste artigo. Abçs!
    http://sergiobuccomarxiano.blogspot.com/

    ResponderExcluir