"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

sábado, 28 de maio de 2011

Egito abre fronteira com a Faixa de Gaza


O ministro das Relações Exteriores do Egito, Nabil al Arabi, anunciou em abril que a fronteira do Egito com a Faixa de Gaza seria aberta de forma permanente para aliviar o bloqueio imposto por Israel a Gaza. Na quarta-feira, a agência oficial egípcia MENA confirmou a operação.

Neste sábado(28), o Egito reabriu de forma permanente sua fonteira com a Faixa de Gaza, com o objetivo de aliviar o bloqueio imposto por Israel ao território controlado pelos islamitas do Hamas. Um funcionário egípcio que trabalha do outro lado da fronteira explicou que as autoridades trabalham "para ajudar nossos irmãos palestinos", disse o funcionário.

A reabertura do posto fronteiriço de Rafah foi saudada pelos palestinos e criticada pelo Estado judeu, mesmo quando Benjamin Netanyahu, o premiê israelense vem a público – demagogicamente - falar que luta pela paz na região, mas, no entanto impõe uma série de condições para que isso aconteça.

Presente na reabertura de Rafah, Ghazi Hamad, autoridade palestina que participou das negociações com o Egito, disse que "a decisão egípcia é fruto de uma mudança no país e da reconciliação palestina, que traz grande alegria aos palestinos após anos de duros bloqueios", informou um correspondente da AFP.

Segundo Hamad, "não há porque se preocupar com o tráfico nem atos ilegais através da fronteira, que são apenas pretextos de Israel para semear o pânico".

Outro ponto importante para a Paz no mundo Árabe, foi o fato da Liga Árabe ter anunciado neste sábado que apoia a iniciativa palestina de buscar o reconhecimento de seu Estado pela ONU em setembro.

“Quem sabe faz à hora, não espera acontecer”

Nenhum comentário:

Postar um comentário