"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Casamento da Realeza, ex-Papa vira Santo, Osama morre e Obama vira heroi. É o mundo perto da perfeição...

Historinhas pra boi dormir...

1 - O CASAMENTO REAL.

Londres: Sob olhares de todo o mundo, o príncipe William e Kate Middleton se casaram, em Londres, formalizando a união que promete revitalizar a monarquia britânica. A cerimônia foi realizada na Abadia de Westminster pelo arcebispo de Canterbury. Na verdade trata-se da legalização de uma união, já que eles viviam juntos há quatro anos, vão morar numa casa de campo alugada na Ilha de Anglesey, no norte do País de Gales.

William estava com uniforme vermelho vivo da Guarda Irlandesa, em sinal de apoio às Forças Armadas e um reforço para sua imagem de militar de carreira. Entre Carruagens, Rolls-Royce os noivos e a corte da rainha Elizabeth II desfilaram por entre os súditos do mundo inteiro que gastaram seus centavos para participarem do “conto de fadas”, para ingles ver, entre outros otários.

O ápice da montagem foi a revelação do vestido de casamento - o maior segredo do dia - provocou admiração quando Kate Middleton saiu do Rolls-Royce com seu pai na abadia. O vestido de cor marfim foi desenhado por Sarah Burton, da casa Alexander McQueen, e o cabelo dela estava decorado com uma tiara emprestada pela rainha Elizabeth II.

O Conto de Fadas, só ficou completo quando os dois pombinhos, já na varanda do Palácio de Buckinghamna, o Príncipe William e Catherine beijaram-se apaixonadamente para delírio dos súditos de todo o mundo.


2 - A BEATIFICAÇÃO...

O dia 1º de maio de 2011 o mundo inteiro sorriu ao ver seu ídolo maior, João Paulo II ser elevado aos altares. Bendita a hora em que o “Santo” Padre Bento XVI declarou beato João Paulo II, a figura humana mais marcante dos últimos 50 anos, pois todos os homens do mundo desfrutam da paz e da liberdade que ele conquistou peregrinando pelos cantos mais recônditos do planeta.

A beatificação significa proclamar que Karol Wojtyla foi exemplar em todos os estágios de sua vida, especialmente, durante os anos de seu longo e profícuo Pontificado. Significa também o reconhecimento do trabalho que desenvolveu durante 27 anos ao peregrinar por mais de cem países, beijando o solo de cada um deles e dialogando com os mais altos dignitários, reis, presidentes ou primeiros-ministros.

Parabéns ao santo padre Bento XVI por ter exaltado com o título de beato aquele que, uma vez abatido pelas balas de um criminoso, soube pôr em prática, de maneira heróica, a virtude da caridade até o ponto de visitá-lo na cadeia para oferecer-lhe seu perdão.

A beatificação de João Paulo II dá especial relevância à sua sabia direção nos destinos da Igreja quando esta mergulhava em terríveis turbulências, o momento em que coincidentemente era ameaçada pelo crescimento do islamismo em toda a Europa.


3 - OSAMA NAS ALTURAS...

O Presidente Barack Obama foi à tevê anunciar triunfalmente a morte do terrorista Osama Bin Laden, líder da Al-Qaeda e principal inimigo dos EUA.

“O presidente dos EUA fez do anúncio um discurso cuidadosamente balanceado e um espetáculo muito bem montado. Como quem encarna um herói de Hollywood, iniciou com um “eu planejei, comandei e determinei a morte de Osama bin Laden” e encerrou com “Vamos sempre defender a Justiça e a Liberdade. Deus os abençoe e abençoe a América”. Deu as costas para a câmera e caminhou majestosamente pelo tapete vermelho até o fim do corredor, como um caubói que sai de cena cavalgando para o entardecer, enquanto aparecem os créditos finais”. Assim descreveu, Antonio Luiz M.C.Costa é editor de internacional de CartaCapital.

Uma internauta retuitada pelo cineasta Michael Moore escreveu: “Depois de dez anos, duas guerras, 919.967 mortes e 1,188 trilhão de dólares, conseguimos matar uma pessoa”. Objetivamente, é pouco mais que isso.

Embora (propositalmente?) anunciado no 66º aniversário do anúncio da morte de Adolf Hitler, o assassinato de Osama bin Laden não tem um significado comparável. A Al-Qaeda não é uma máquina de guerra convencional e centralizada à beira do colapso, como era o exército nazista em 1º de maio de 1945. Talvez resulte mais próximo do que foi o 1º de maio de 2003, quando Bush júnior anunciou a “missão cumprida” no Iraque, mas o problema mal estava começando.

Estrategicamente Obama, com um sopro destrói o “Lobo Mau” da história, fazendo ressurgir sua imagem que andava desgastada pela decadente em que colocou a economia americana. Agora surge como herói e certamente terá uma reeleição tranqüila, só quem não estará tranqüilo é o cidadão americano que se tornaram alvos em potencial de atentados.


4 - A DIVINA COMÉDIA...

Nos três fatos acorridos, se viu uma multidão de coadjuvantes gritando histericamente nas ruas, como se fizessem parte diretamente do grande espetáculo dantesco. Um conto de fadas com um apoteótico final feliz.

Enquanto isso, somos obrigados ouvir do presidente peruano Alan Garcia que na efervescência do fanatismo e da necessidade de ser populista, afirmou nesta segunda-feira que o primeiro milagre de João Paulo 2º, beatificado no domingo em Roma, foi "levar do mundo a encarnação do mal", Osama bin Laden, líder da Al Qaeda. Segundo ele:"Seu primeiro milagre foi ter levado a encarnação do mal, a encarnação demoníaca do crime e do ódio".

Mas a grande questão está no ritual de atirar ao mar o corpo de Osama, me remeteu ao período da repressão militar na América Latina, que sob orientação dos torturadores americanos, através da chamada “Operação Condor”, os considerados subversivos também eram atirados ao mar.

E assim a história continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário