"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

domingo, 1 de maio de 2011

Na celebração de 1o de maio, cubanos reafirmam a opção pelo Socialismo.


Como acontece todos os anos, centenas de milhares de cubanos desfilaram pela Plaza de la Revolución de La Habana. Os trabalhadores usavam camisas vermelhas e agitavam bandeiras, em uma celebração do 1o de Maio.

Entre outras autoridades o primeiro vice-presidente José Ramon Machado Ventura, destacou as reformas econômicas aprovadas em abril em um dos últimos países comunistas do mundo.


Já o presidente Raúl Castro, com um chapéu de palha e uma camisa branca, foi apresentado pela TV estatal encabeçando a celebração na segunda maior cidade de Cuba, Santiago de Cuba.

Os desfiles ocorrem com o olhar atentos do "mundo" depois de um Congresso do Partido Comunista em abril, que aprovou uma série de reformas que buscam incentivar a iniciativa privada e reduzir o domínio do Estado sobre a economia, sistema político e economico implantado junto com a revolução de 1959.

Segundo agencia Reuters, um funcionário do Partido Comunista, Salvador Valdés Mesa, em um discurso durante a abertura do desfile de La Habana, afirmou que os cubanos comemoram "com a alegria e o entusiasmo renovados" o Congresso do Partido, o primeiro em 14 anos no país.

"Fazemos isso porque respaldamos os acordos do Congresso do Partido e as orientações da política econômica e social da revolução", disse. "Desfilamos e nos concentramos nas ruas e praças por todo o país para corroborar que o socialismo é nossa opção".

Valdés indicou que a unidade é a arma mais forte da revolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário