"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Skinheads são presos em flagrante agredindo negros nas ruas de São Paulo


Na madrugada de domingo(03), em São Paulo, a Polícia Civil prendeu cinco jovens integrantes de um grupo skinhead. Eles foram presos em flagrante quando agrediam quatro pessoas na região central de São Paulo.

Os policiais que passavam pela região e perceberam a movimentação e interromperam a ação do grupo. Com o grupo de skinheads foram encontradas facas, uma caneta com ponta de ferro e até um machado. Um dos detidos usava uma camiseta com os dizeres White Pride (Orgulho Branco, em inglês).

Em depoimento à polícia, duas das vítimas, um orientador socioeducativo e um estudante, disseram ter sido agredida porque eram negros. Elas prestaram queixa por agressão e racismo. Os detidos irão responder ainda por tentativa de homicídio e formação de quadrilha.

O movimento skinhead surgiu na Inglaterra no final da década de 60. No inicio não possuía conotação racista ou política. No entanto, no final da década de 70, integrantes do movimento aproximaram-se da extrema-direita inglesa, com grande simpatia pelo nazismo.

No Brasil, os primeiro skinheads “cabeças raspadas” surgiram no início da década de 80 e tornaram-se conhecidos por pregar a discriminação contra negros, homossexuais, judeus e nordestinos. Neonazistas convictos costumam andar vestidos com jaquetas, calças com detalhes militares e coturnos. Além disso, costumam atacar as pessoas covardemente em bando, sempre armados com machadinha, soco-inglês, tchacos, facas, correntes etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário