"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

terça-feira, 12 de julho de 2011

Ex-governador de RR foi condenado a prisão pela Justiça Federal


O ex-governador de Roraima Neudo Campos (PP) foi condenado pela Justiça Federal, na sexta-feira (8), a 16 anos de prisão pelos crimes de desvio de dinheiro e formação de quadrilha. Cabe recurso da decisão e ele continua respondendo ao processo em liberdade.

É a segunda condenação do político nos últimos três meses em razão de um suposto esquema conhecido como “gafanhotos”.

Segundo denúncia do MPF (Ministério Público Federal), Campos é considerado o “mentor” de uma quadrilha acusada de desviar verbas repassadas pelo governo federal quando ele era governador, entre 1995 e 2002.

O dinheiro era usado para pagar funcionários fantasmas do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens e da Secretaria de Administração. Posteriormente, de acordo com a Procuradoria, os salários eram entregues a deputados e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado.

A sentença da Justiça Federal –primeira instância– apontou que cerca de R$ 70 milhões foram desviados dos cofres públicos “em troca de apoio político e para fins eleitorais”.

Em abril deste ano, Campos foi condenado também a 16 anos de prisão por improbidade administrativa em um outro processo relativo ao esquema dos “gafanhotos”. Ele recorreu da decisão no TRF (Tribunal Regional Federal).

Por Helena/http://osamigosdobrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário