"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Modelo brasileira vence concurso na Itália e sofre ataques racistas na internet


A modelo brasileira Silvia Novais, 24 anos é a nova Miss Itália no Mundo 2011. A baiana que já havia sido Miss Campinas e São Paulo no ano de 2009, sagrou-se vencedora do concurso Miss Itália no Mundo 2011 –disputado por descendente de italianos–, sofreu ataques racistas na internet após ganhar o prêmio, no início deste mês.

Para que Silvia Novais é formada em educação física e eventualmente trabalha como modelo em São Paulo e, a oportunidade de disputar o Miss Itália surgiu pelo fato dela ser descendente de Italianos, seus avós por parte de pai, Maria Francesca da Silvia e Francesco Milani, são italianos originários de Florença.

Após disputar e vencer o concurso com 39 candidatas, na cidade de Reggio (Calábria), nas últimas semanas, a brasileira vem sendo hostilizada em sites com conteúdo neonazista: “A negra nojenta não pode ser italiana, talvez ela tenha um avô do avô do avô italiano?”; “Isso é beleza italiana? Se fosse na Roma antiga, essa 'italianinha' seria uma criada de Nero!”.

A Miss afirmou que não foi a primeira vez que sofreu preconceito por ser negra. “Já sofri preconceito em outras ocasiões, quando fui eleita Miss Campinas e também quando fui eleita Miss São Paulo”, disse ela. No entanto, Silvia conta que as manifestações de grupos de intolerância racial sempre ocorreram covardemente pela internet.

Filha de negra com pai branco, a modelo disse que tem orgulho de ser negra. “É claro que fiquei triste com os comentários, mas meu foco é continuar a trabalhar como modelo. Não vou desistir por causa de um grupo de ignorantes”. Concluiu a modelo: “Acho que o racismo é fruto da ignorância de algumas pessoas. É um absurdo existir este tipo de manifestação em pleno século XXI”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário