"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

terça-feira, 26 de julho de 2011

O Homem é lobo do homem.


Aproximadamente 150 mil noruegueses se reuniram no centro de Oslo para participar de "marcha rosa" em memória às vítimas do duplo atentado da última sexta-feira (22). Somente com ações como essa, o homem poderá tocar na alma do homem e desarmar a sua estupidez. Estupidez de um sistema onde, por ideologias, fanatismo religioso, o “homem” é capaz de cometer tamanha atrocidade contra o seu semelhante.

Ao fazer uma releitura do texto abaixo, pensei seriamente:
Qual “lobo” estamos alimentando?

Certa vez um avô disse a seu neto,
que veio à ele com raiva contando que:
"um amigo lhe havia feito uma injustiça".

"Deixe-me contar-lhe uma história.
Eu mesmo, algumas vezes,
senti grande ódio àqueles que
'aprontaram' tanto contra mim,
sem qualquer arrependimento
daquilo que fizeram. Todavia,
o ódio corrói você, mas não fere seu inimigo.
É o mesmo que tomar veneno,
desejando que seu inimigo morra.
Lutei muitas vezes contra
estes sentimentos".

E ele continuou:
"É como se existissem dois lobos dentro de mim.
Um deles é bom e não magoa.
Ele vive em harmonia
com todos ao redor dele e, não se ofende
quando não se teve intenção de ofender.
Ele só lutará quando for certo fazer isto,
e da maneira correta.

Mas, o outro lobo...
Ah!, este é cheio de raiva.
Mesmo as pequeninas coisas
o lançam num ataque de ira!
Ele briga com todos, o tempo todo,
sem qualquer motivo.
Ele não consegue pensar
porque sua raiva e seu ódio são muito grandes.
É uma raiva inútil,
pois sua raiva não irá mudar coisa alguma!
Algumas vezes é difícil de conviver
com estes dois lobos dentro de mim,
pois ambos tentam dominar meu espírito".

O garoto olhou intensamente nos olhos de seu Avô
e perguntou:

"Qual deles vence, Vovô?"

O Avô sorriu e respondeu baixinho:

"Aquele que eu alimento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário