"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pesquisadora russa nada nua para estudar reação de baleias


Natália Avseenko, antropóloga, pesquisadora e professora universitária russa, declarou-se uma apaixonada por baleias e por mergulhos. Segundo Natália, nadar com as baleias era um sonho antigo e, ela foi orientada a mergulhar despida para testar a hipótese de que as belugas conseguem sentir quando alguém está vulnerável.

O mergulho foi feito no Ártico, com temperatura da água de um grau negativo. Para justificar a nudez ela pesquisadora disse que as belugas não gostam de serem tocadas com material sintético, como os trajes de mergulho, além disso, ela se sentiria mais a vontade, mesmo sabendo que seria julgada pela sociedade.

Natália que é praticante do mergulho livre em apnéia, consegue passar cerca de 12 minutos em profundidade nadando com as baleias, fazendo intervalos a cada dois ou três minutos para subir à superfície e respirar. Mesmo assim, ela disse que quando as baleias sentiram a vulnerabilidade dela, ajudam-na a subir à superfície.

Apesar de Natalia Avseenko dizer que qualquer um pode repetir seu feito, obviamente que uma pessoa sem preparo físico e psicológico pode morrer em poucos minutos em situação semelhante.




fotos e vídeo reproduçao.

Um comentário: