"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Professor "santista" é acusado de apologia ao crime


Conforme boletim de ocorrência registrado na DISE - Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes, da cidade de Santos - SP, um professor de matemática da rede estadual de ensino, está sendo acusado de "apologia ao crime" por passar aos seus alunos do Ensino Médio, seis problemas que citavam temas como tráfico de entorpecentes, prostituição, roubo de veículos, assassinato e uso de armas de fogo.

Após denúncia formulada pelos pais de uma aluna de 14 anos da Escola Estadual João Octávio dos Santos, no morro do São Bento, o caso policial virou manchete no jornal "A Tribuna" de Santos. Segundo a mãe da aluna, ela se surpreendeu ao ver as questões no caderno da filha e, pelo conteúdo do texto ela decidiu procurar a diretoria da escola.

um professor da rede públicajá foi ouvido pela direção da escola, ocasião em que confirmou o conteúdo trabalhado e a aplicação de tais questões, escrevendo-as na lousa, mas sem esclarecer sobre os motivos que o levaram a formular o exercício.

No enunciado das questões, o professor perguntava, por exemplo, qual a quantidade de pó de giz que um traficante deverá misturar para ganhar 20% na venda de 200 gramas de heroína ou quantos clientes cada prostituta deveria atender para que o cafetão pudesse comprar uma dose diária de crack.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação afirmou que será instaurado procedimento preliminar para apuração de responsabilidades e também o afastamento do docente. Quanto ao delegado, ele afirmou que será instaurado inquérito para apurar a ocorrência, o professor e a diretora da escola deverão prestar depoimento na próxima segunda-feira. Caso seja condenado por "apologia ao crime", o professor poderá receber punição de três a seis meses de detenção.

É verdade que o teor das questões pegava pesado demais na realidade social local. Mas, segundo Paulo Freire, filósofo e educador, é apartir da realidade, do debate em torno das questões do cotidiano que o indivíduo se liberta e assimila o conhecimento no processo de aprendizagem.

Enquanto isso, continuam ameaçendo, espancando e até matando professores por aí. Parabéns ao sucateamento e às contradições gritantes existentes no sistema educacional brasileiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário