"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

sábado, 26 de fevereiro de 2011

CBF, Clube dos 13, Brasileirão, Cartolagem e falcatruas: o deprimento "estetáculo" dos bastidores do futebol brasileiro.

Que existem tramóias e sujeira nos bastidores do futebol, até os menos avisados já sabiam disso...


Nos últimos anos, através de uma parte da imprensa foi possível acompanhar a efetivação de verdadeiros pacotes de maracutaias realizados nos bastidores do futebol, compra de jogadores, com a finalidade de entregar de jogos; compra de dirigentes para facilitar resultado e, suborno de árbitros para facilitar ou dificultar a vida de alguns clubes, havendo dessa forma a interfência direta nos resultados dos jogos.

Essas prática deplorável recebe o nome de cartolagem.

O Clube dos 13 surgiu inicialmente com o propósito de se contrapor e dar uma resposta à "tirania" imposta pela CBF sobre os clubes brasileiros, havia também a necessidade de um mecanismo capaz de defender os interesses políticos e econômicos de seus componentes, que hoje totaliza vinte clubes e, é oficialmente chamado de União dos Grandes Clubes de Futebol Brasileiro.

Embora houvesse tal preocupação, não era bem isso que vinha acontecendo nos últimos anos,uma nova modalidade de falcatruas vinha sendo aplicada através de acordos inexplicáveis, firmados entre os alguns representantes do futebol brasileiro e a Rede Globo. Há anos, a CBF estabeleceu o direito de preferência na transmissão do Campeonato Brasileiro. Se alguma outra emissora de TV fizesse uma proposta contratual melhor de cobertura de jogos, a protegida Rede Globo, tinha o direito exclusivo de cobrir a proposta apresentada pelo oponente.

"Em 2008, a CBF detentora dos direitos sobre o campeonato brasileiro negociou juntamente com o Clube dos 13 os direitos de transmissão do Brasileirão para o triênio 2009-2011. ESPN, Record, Sportv e Globo enviaram suas propostas para a entidade e a paulista Record ofereceu o maior valor pela competição. Apesar disso, a CBF preferiu aceitar a oferta da carioca Rede Globo que transmite o campeonato há décadas".

Se isso não for uma conduta "duvidosa", no mínimo parece estranho.

No entanto, esse tipo de contrato gerou um longo processo jurídico por prática anticompetitiva no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica, do Ministério da Justiça ), desde 1997. Em meio a tantas polêmicas e pressões, finalmente a CADE assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), nele a a Rede Globo perdeu seus privilégios monopólicos para adquirir os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro nos anos de 2012, 13 e 14. Enfim, de agora em diante, a emissora terá de fazer aquilo que historicamente não está acostumada: jogar dentro de regras limpas.


Obviamente, a medida acendeu as esperanças de outros canais de TV, sempre excluídos, na prática, das negociações espúrias. A Record e a Rede TV já declararam intenções de participar. Fora a Band, que já transmite, mas pode se livrar do jugo global, que lhe impõe o que pode ou não exibir. Além disso, a Record se propõe a transmitir os jogos no meio da semana, um pouco mais cedo (20:45h), enquanto que na Globo, o horário está atrelado ao término da exibição da sua principal novela, portanto às 22hs e, pelo fato do jogo acabar muito tarde acaba prejudicando os torcedores que em grande parte, pelo horário elevado não comparecerem aos estádios, e por outro lado, os trabalhadores que acordam cedo acabam se desinteressando pelas transmissões na TV.

O QUE ISSO REPRESENTA PARA OS CLUBES?

A partir de agora, com as novas medidas, juridicamente os clubes tem a prerrogativa de negociar separadamente os contratos de transmissão de TV, abrindo uma brecha a elevarem seus ganhos. Os clubes baseiam-se ainda, na possibilidade de receberem um percentual maior dos lucros pelos jogos transmitidos e, diante da possibilidade da reformulação de horário para jogos noturnos, certamente haverá uma maior participação dos torcedores nos estádios e consequentemente um aumento de arrecadação na bilheterias.


Acho que a galinha dos ovos de ouro, finalmente irá cacarejar eu outro terreiro. No entanto, ela só mudará de mãos, pois enquanto houver cartolagem nos bastidores do futebol, a tendência é que esses problemas continuem.

Veja mais:
http://www.blogger.com
http://www.blogama.com.br

Um comentário:

  1. cbf ea globo tem que acabar o monpolio
    a seleçao brasileira recebe dinheiro
    do presidente do brasil
    porque tanto patrocinio de tantas
    empresas na camisa da seleção brasileira
    porque esas empresas não patrocimão
    os hospitais e os postos de saude
    brasil a fora

    ResponderExcluir