"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

sábado, 5 de fevereiro de 2011

A DESIPOCRITIZAÇÃO DA SOCIEDADE.


HIPOCRISIA... Significa o ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento ou falsidade.
Na prática, a hipocrisia tornou-se uma característica marcante observada na vida em sociedade.

São as máscaras que usamos em nosso dia-a-dia.
No contexto do comportamento humano, poderíamos dizer que a hipocrisia é uma faceta do mal disfarçado de bons sentimentos que se manifesta através de comportamento hipócrita e atitudes torpes. É comum encontrarmos atitudes hipócritas e desleais entre as pessoas que buscam projeção e sucesso, pois, geralmente elas se utilizam de mentiras, falsos elogios, trairagem e, por conveniência abusam do puxa-saquismo, até elogiam e enaltecem aquilo que discordam na totalidade.

Como a hipocrisia está impregnada nas relações dos seres humanos, as vezes praticamos ou nos tornamos coniventes com a hipocritização de nossas relações. Pois, em certas situações, quem nunca se deixou ser bajulado escancaradamente? Quem nunca fez elogios para alguém apenas para ser gentil ou enaltecer uma qualidade, muitas vezes inexistente, como forma de "incentivo"?

Em razão da complexa natureza humana, diante de situações como a carência afetiva, insegura ou da baixa auto-estima, acabamos aceitando a hipocrisia como uma atitude legal, sincera, educada e até motivacional. Então, quando a recebemos e aceitamos, nos tornamos coniventes e passamos a praticá-la também.

O QUE PRECISAMOS FAZER PARA REVERTER ESSE QUADRO COMPORTAMENTAL????
Me perece que a “desipocritização” é inegavelmente uma luta de caráter pessoal, em que cada indivíduo deverá estabelecer um nova consciência e mudança de conduta moral. No entanto, para que aconteça a consolidação desse novo comportamento, essa mudança de atitudes deverá tornar-se uma prática diária. Ela deverá estar implícita nas palavras, nos gestos e nas ações, devendo prevalecer a sinceridade absoluta, o respeito em todos os graus e a franqueza absoluta entre os individuos custe o que custar.

Um comentário:

  1. Nós somos tão habituados com a hipocrisia ao ponto de considerarmos agressivo e deselegante o comportamento de uma pessoa sincera.

    ResponderExcluir