"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

sábado, 12 de fevereiro de 2011

OBSESSÃO: QUANDO O AMOR VIRA ÓDIO.


O QUE É OBSESSÃO?

[Do lat. obsessione.]
S. f.
1. Impertinência, perseguição, vexação.
2. Psiq. Pensamento, ou impulso, persistente ou recorrente, indesejado e aflitivo, e que vem à mente involuntariamente, a despeito de tentativa de ignorá-lo ou de suprimi-lo; idéia fixa, mania.

O PONTO DE VISTA ESPÍRITA.

Para os espíritas, a obsessão é o domínio que alguns Espíritos adquirem sobre outros, provocando-lhes desequilíbrios psíquicos, emocionais e físicos. Uma espécie de constrangimento moral de um indivíduo sobre outro. Segundo eles, esse comportamento negativo e irracional traz para as pessoas problemas diversos, tornando-as enfermos da alma e, como qualquer outra enfermidade necessita de tratamento espiritual, o espiritual.

O PONTO DE VISTA CIENTÍFICO.

Sob o ponto de vista científico, trata-se de um TRANSTORNO PSIQUIÁTRICO, uma doença crônica de evolução variável, que pode surgir de forma abrupta, desencadeada ou não por algum evento estressor do presente ou do passado.

Acredita-se ainda, que este transtorno seja originário de lastros distônicos do passado, um ambiente infantil rígido, controlador e exigente, onde o indivíduo pode ter sido desvalorizado, desprezado e até humilhado, o que o leva a algumas fixações na adolescencia e na fase adulta.


CARACTERÍSTICAS E REAÇÕES OBSESSIVAS.

Em geral, os indivíduos com esse tipo de transtorno sofrem de grande insegurança por causa do rebaixamento de sua auto-estima, demonstrando grandes anseios por dependência que não lhes foram preenchidos. Nesse caso, o indivíduo fica como que totalmente envolvido pelas sugestões e passa a não distinguir mais o certo do errado. Apesar da presença de raciocínio, é como se a pessoa perdesse sua avaliação crítica em determinadas mensurações psicológicas.

É lógico que existem diversos niveis e formas de obsessividade, que variam e estão de acordo com o estado emocional de cada ser. Deve-se levar em consideração o arcabouço psicológico em que o mesmo se encontra.

O CIÚME PODE SER UM DOS AGENTE DO PROCESSO DE OBSESSIVIDADE?

Todos os processos obsessivos podem ser ativados e alimentados pelas ações desequilibrantes de conduta e descontrole emocional e afetivo. Nesse contexto, destaca-se o ciume, principalmente considerando a sua origem e forma de manifestação.

Algumas indagações são necessárias para que haja a compreensão, da relação do ciúme com a obsessão.
Porque temos ciúmes? É necessário necessário conviver com essa prova de amor? O ciúme pode virar uma doença ? Será que o ciúme tem uma relação com a necessiadde de controle e domínio da outra pessoa? Será que o ciúme excessivo está relacionado com um amor obsessivo?

Vale a pena lembrar, que o ciúme também se fortalece pelo sentimento de dependência e insegurança diante do parceiro, que acaba virando um círculo vicioso, quanto mais se tem ciúme, mais fica-se vulnerável a pensamentos que geram a insegurança e, consequentemente, mais necessita de subterfúgios e mecanismos de proteção que supostamente está no outro.

A reação obsessiva se intensifica quando os elementos emocionais e afetivos encontram-se ativados, não só no campo do amor, mas também no desamor, ligado ao ódio. Tanto os que amam como os que odeiam, geralmente o fazem de forma intensa e descontrolada, podendo desencadear reações de toda natureza, positiva, gerada pelo bem e pela ordem, ou negativa, desencadeada pelo mal, desejo de vingança e ódio.

Independente da situação, é preciso buscar algum tipo de ajuda, tanto no campo espiritual, quanto recorrer à medicina e suas especialidade relacionadas ao comportamento humano. Antes de mergulhar no campo da obsessividade é preciso resgatar a auto-estima e o amor próprio, com isso, mudar a conduta pessoal e definitivamente entender que você é uníco(a) no mundo e, deve amar-se sobre todas as coisas.

Que tal uma musiquinha pra desestressar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário