"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Freira é expulsa de convento por manter relações amigaveis usando a internet..


No momento em que mundo utiliza-se da internet para promover revoluções, mais uma vez, segmentos da igreja evidenciam seus procedimentos arcaicos e proibem Freira de usar a internet e expulsam-na do convento.

Segundo o jornal “The Telegraph”, uma freirinha espanhola que estava em clausura há mais de 35 anos, foi sutilmente expulsa da congregação e do convento de Santa Domingo el Real, na região de Toledo, na Espanha, simplesmente porque era uma usuária assídua do Facebook.

A imprensa local divulgou que o convento adquiriu o computador há 10 anos, para que as freiras pudessem realizar transações bancárias e compras usando a rede. A idéia era limitar ainda mais seu contato das religiosas com o mundo exterior. No entanto, a freirinha rebelde, irmã Maria Jesús Galán criou um perfil no Facebook e rapidamente conseguiu mais de 600 amigos, provavelmente curiosos sobre o que a enclausurada poderia contar.

Suas coleguinhas de clausura, morrendo de inveja e medo daquilo que a irmãzinha poderia contar ao mundo, não gostaram muito da situação e resolveram pedir a cabeça de coleguinha moderna e antenada. Relembrando assim a passagem de Judas Iscariotes e, da máxima: "da trairagem ninguém está livre".

Embora a alegação maior tenha sido que o uso do Facebook poderia trazer graves consequências à carreira ecumênica da Freira. Creio que os reais motivos sejam outros, considerando o fato de que a inocente freirinha, até ganhou um prêmio por digitar e disponibilizar na internet documentos religiosos antigos. Qualquer semelhança com fatos descritos no livro de Umberto Eco, O Nome da Rosa, é mera coincidência.

Por outro lado, as outras irmãs não gostavam do desprendimento e da “vida paralela” de María, em relação aos seus amigos de rede. Esse estreitamento de relações poderia externar hábitos e segredos seculares da instituição, podendo assim, depreciar aquela ordem religiosa. O caso da nem tão "Noviça Rebelde", se estendeu até a freira ser comunicada oficialmente de seu afastamento da "missão religiosa".

A Ordem Dominicana não se pronunciou sobre o assunto, mas Arcebispo de Toledo afirmou se tratar de uma questão interna. Mesmo assim, cabe lembrar que há algumas semanas o Papa Bento XVI alertou as pessoas para que não banalizem a mensagem Cristã em redes sociais apenas para conseguir mais amigos.


A Irmã Maria afirmou que sua vocação estava mais forte do que nunca, mas que suas "muy amigas" não entendiam isso. Mas, agora que mora com a mãe, está pronta para uma nova etapa de sua vida. Em seu perfil no Facebook, ela declarou que gostaria de conhecer Londres e Nova York, coisa que seria impossível nos tempos de convento.

Quisá ela até encontre um pretendente na rede para suas colegas de clausura morrerem de inveja.


Lá do The Telegraph
Imagem: reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário