"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

AS CAUSAS DA VIOLÊNCIA ENTRE AS TORCIDAS ORGANIZADAS.


Não tenho a pretensão de resolver as práticas de violência desencadeadas pelas torcidas organizadas, nas ruas, nos terminais de transporte coletivo e nos estádios das principais cidades brasileiras. Lamentavelmente, aquilo que poderia ser um espetáculo, acaba se transformando em multidões furiosas.


A reflexão proposta segue caráter essencialmente indagatório, numa tentativa de buscar uma melhor compreensão de nosso tempo social e, as razões que transformam aquilo que seria um belo espetáculo esportivo, numa deprimente pancadarias generalizadas, promovidas pelas tais "torcidas organizadas".

Quais os motivos desse aumento considerável de violência?

Há algum tempo busca-se relacionar a violência produzida entre as "torcidas organizadas" com os "confrontos" de relações sociais travadas nos espaços urbanos, face das transformações políticas, econômicas e socioculturais em curso. No entanto, a violência entre "torcidas" não está desvinculada de movimentos sociais organizados partir das relações individuais e grupais na sociedade brasileira contemporânea.


Esses novos grupos sociais, acabam interferindo inclusive na identidade social dos jovens, que para serem aceitos perante os seus iguais, acabam adotando um estilo de vida que difunde a auto-afirmação. Esses sujeitos "sociais" se expressam através da negação do outro (enquanto ser social), da disputa e da violência prazeirosa entre os grupos rivais.


A estrutura dessas "torcidas organizadas", muitas vezes acabam desenvolvendo um poder paralelo aos poder dos dirigentes dos clubes. A venda de produtos com a marca da "organização", lhes possibilitam a autonomia financeira necessária para manterem uma séde e o aparelhamento de seus filiados. Nesse meio é frequente a incitação durante os cantos e o uso de palavrões quando se refere aos rivais, os quais também são vítimas de provocações e chacotas.


Depois de muitos problemas em alguns Estados da Federação, o Ministério Público, vem fechando o cerco sobre tais movimentos "organizados". Aprovada pelo Congresso Nacional, a nova lei modifica o Estatuto do Torcedor e criminaliza a violência nos estádios brasileiros. Em contra partida, para impressionar a imprensa e as autoridades, as organizadas que possuem sites oficiais disponibilizaram em seus espaços de mídia, uma campanha nacional "PELA PAZ NOS ESTÁDIOS". No entanto, basta dar uma olhadinha em sites oficiais dessas organizações, para constatar que lá existe um vasto material de apologia à violência.


O aumento dos atos de violência praticados pelo movimento de "torcidas organizadas" tem decorrência no surgimento desses "sujeitos". Estes são, predominantemente, jovens individualizados, do ponto de vista da formação de uma consciência social e coletiva. Nesse sentido, Cristóvam Buarque de Hollanda, ao ser pergutado sobre a violência desencadeada pelas Torcidas Organizadas disse: "Esse problema só se resolve mexendo na educação".


A fundamentação desse postagem, fundamentou-se a partir de artigo científico de CARLOS ALBERTO MÁXIMO PIMENTA, Professor de Sociologia na Universidade de Taubaté.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392000000200015&script=sci_arttext

Um comentário:

  1. Meu Deus que horror o mundo esta acabando ? Nada mais e dirvertido ,pois ate nos jogos de fultbol esdta tendo brigas oque ée isso meu Deus acho que isso e tudo por CULTURA . As pessoas nao sabem perder so querem ganhar e guando ganham sobam de que perdeu isso é certo ? sera que é msm ? Reflita

    ResponderExcluir