"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Dilma aprova o novo salário mínimo e mostra o tamanho do poder de articulação dos membros da oposição.


Como resultado da sua primeira grande vitória sobre a fraca oposição, a presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta sexta-feira (25) o projeto que reajusta o salário mínimo em R$ 545 reais, com uma política de valorização até 2015, por meio de decreto presidencial. O novo salário entrará em vigor a partir do próximo dia 1º de março.

Mas, o que realmente deixou a oposição enfurecida e com cara de bunda, foi o fato de a AGU (Advocacia-Geral da União) ter considerado constitucionalmente legal a prática de reajuste por meio de decreto. Segundo a AGU, “não há invasão de competência por parte do Executivo”, quando ele dá continuidade à fixação do mínimo. Segundo informações da assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, a sanção será publicada no Diário Oficial da próxima segunda-feira (28).


A Presidenta Dilma, em seu primeiro grande confronto, mostrou que é articulada e conseguiu implacar uma vitória folgada na Câmara dos Deputados,sobre os seus oppsitores. Já no Senado, havia um certo temor, mas os senadores governistas conseguiram derrubar três emendas propostas por PSDB e DEM, que pretendiam elevar o salário mínimo para 600 reais. Obviamente que se tratava de demagogia barata, uma espécia de extensão verbal das propostas do candidato Serra, derrotas por Dilma nas eleições de 2010.

O fato dos membros do governo terem evitado um aumento superior aos 545 reais, teve dois pontos importantes para serem analisados. Em primeiro lugar, a vitória de Dilma já em seu primeira embate político, evidenciou o seu grande poder de articulação, bem como a facilidade que a mesma tem de agregar pessoas em torno de projetos de interesse do país. Em segundo lugar, mostra a fragilidade do bloco de oposição que agem não com a razão, mas sim, de forma raivosa e inconseqüente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário