"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ollanta Humala foi eleito o novo presidente do Peru.


Segundo a apuração feita por institutos de pesquisas, o nacionalista e candidato de centro-esquerda Ollanta Humala, foi eleito o novo presidente do Peru. Ele teria vencido sua rival, a conservadora Keiko Fujimori neste domingo, por uma pequena vantagem de votos.

O chefe da missão da Organização dos Estados Americanos (OEA), que monitora a eleição peruana, Dante Caputo, disse que embora o segundo tenha sido mais tenso que o primeiro, por enfrentar um cenário "muito mais polarizado". Mas segundo ele, tudo correu tranqüilo, sem nenhum inconveniente significativo, afirmou.

Os dados apontados abaixo são baseados em uma contagem rápida dos votos, feita por amostragem logo no início da apuração. De acordo com as duas principais pesquisas, os números apurados são praticamente os mesmos: o instituto Ipsos Apoyo, Humalla teve 51,4% dos votos, enquanto Keiko ficou com 48,6%. Os números apurados pela organização Transparência são parecidos: 51,3% a 48,7%, respectivamente.

Com a divulgação dos primeiros resultados, partidários de Humala, os "humalistas", foram às ruas começaram a tomar as praças em comemoração.

"Perfil do novo Governo "

O chefe de campanha de Humala, Félix Jiménez, disse que o novo governo vai respeitar a atual política monetária e econômica do Peru e, que não há motivos para que cidadãos e empresários temam o resultado da eleição, já que: "Humala fará um governo para todos os peruanos, sem exclusão social”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário