"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Guerrilha formada por padres católicos renegados explode carro na Colômbia, deixando 17 feridos


Segundo as agências internacionais a explosão de um carro em Popayan, no oeste da Colômbia, deixando 17 pessoas feridas na madrugada deste domingo. No entanto, o incidente só não foi maior porque o motorista do carro foi interceptado antes que ele chegasse ao alvo final.

O motorista que foi detido pouco antes da explosão do carro, afirmou à polícia pretendia explodir a bomba na praça central da cidade histórica de Popayan, onde torcedores celebravam no sábado à noite a vitória de um time local. Mesmo assim, entre os 17 feridos, dois deles estão internados em estado grave.

A Polícia local disse que o condutor do carro afirmou à polícia que pertence ao ELN (Exército da Liberação Nacional). Os policias disseram ainda que o grupo é formado por padres católicos renegados.

Hoje o Exército da Liberação Nacional é o segundo maior movimento guerrilheiro da Colômbia depois das Farc e, suas ações são inspiradas pelo movimento da teologia da libertação dos anos 1960.

O ponto de vista dos líderes do ELN no processo revolucionário, para eles, o fundamental a se conquistar é a mudança da estrutura de poder, retirando o poder das mãos da oligarquia e colocando-o nas mãos do povo. E, quem dirá se esta tomada de poder será pacífica ou violenta são as oligarquias. Para eles, se as oligarquias quiserem entregar o poder pacificamente, o povo o tomará pacificamente; mas, se apelarem para a violência, terão violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário