"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Estudantes protestam contra mercantilização da educação no Chile


Estudantes chilenos lideraram nesta quarta-feira (1º/6) uma paralização nacional e uma marcha que reuniu 40 mil pessoas na capital do país, Santiago. A marcha, convocada pela Confederação de Federações Estudantiis do Chile (Confech) envolveu estudantes universitários, secundaristas, professores e funcionários das universidades.

A manifestação partiu da Universidade de Santiago de Chile e foi ate o Ministério da Educação. Segundo a presidente da Federação de Estudantes da Universidade de Chile (Fech), Camila Vallejo "presicamos discutir muito mais que as questoes pontuais dos estudantes, é preciso discutir que concepção de universidade queremos. Por isso o Ministro da Educação e o Presidente precisam reconhecer que a educação superior esta em crise".

Para o presidente da Federação de Estudantes da Universidade de Santiago de Chile (Feusach), Camilo Briones "não podemos permitir que a educacão chilena seja tratada como mercadoria. Nosso país precisa de uma educação superior a serviço de um projeto de desenvolvimento soberano para o paÍs".

Os estudantes chilenos: "recebam o apoio e a solidariedade dos estudantes brasileiros a partir da UNE e dos estudantes latinoamericanos a partir da OCLAE a luta dos estudantes chilenos contra a mercantilização da educação. Estejam seguros de que essa luta não é só dos estudantes chilenos, mas é também dos estudantes brasileiros e latinoamericanos".


Fonte: VERMELHO
http://vermelho.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário