"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

terça-feira, 28 de junho de 2011

Franceses descobrem blocos arqueológicos com inscrições de antiga dinastia egípcia


Arqueólogos franceses que trabalhavam na região de San el Hagar, na província de Sharqiya, no nordeste do Egito descobrem centenas de blocos de pedra com inscrições e desenhos que datam da dinastia XXII (945-712 a.C.).

Dos blocos recuperados, os arqueólogos limparam até agora 120 peças, das quais 78 possuem inscrições, mas segundo os pesquisadores as pedras foram reutilizadas por outras dinastias na construção do muro de um lago sagrado destinado ao templo do deus Mut.

A estimativa para o Ministério de Estado para as Antiguidades é que haja cerca de 2 mil peças no local. Os arqueólogos devem continuar as escavações na área até localizar todos os blocos, para poder reconstruir o templo antigo do qual faziam parte seguindo as inscrições. Dos blocos recuperados, os arqueólogos limparam até agora 120 peças, das quais 78 possuem inscrições.

Segundo o comunicado da missão de arqueólogos franceses a descoberta arqueológica atribui mais importância encontrada na localidade de San el Hagar, mas o objetivo principal agora é tentar descobrir também o lago sagrado, cuja estimativa é que tenha uma superfície de 30 metros, largura de 12 metros e profundidade de 6 metros.

Fonte: EFE
Foto: reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário