"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Idosos japoneses num gesto de desprendimento se oferecem para limpar Fukushima


Mais um belo exemplo de uma sociedade que tem em sua cultura milenar a honra e o sacrifício pelo bem da comunidade.

Como os japoneses sabem que a usina nuclear de Fukushima, deixou de ser um local “seguro” e por isso, ficou impossível limpar a área afetada pelas radiações sem colocar a saúde dos técnicos responsáveis em risco. A direção da usina detectou que oito técnicos, na faixa de 30 e 40 anos de idade, absorveram radioatividade acima do permitido.

Segundo estudos realizados sobre vítimas das bombas atômicas despejadas pelos americanos nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, em 1945, feito pela Fundação de Pesquisas sobre Efeitos da Radiação do Japão, os casos de câncer só apareceram 10 anos depois dos bombardeios. Com relação ao problema de Fukushima, as pesquisas apontam que a radiatividade tende a causar problemas dentro de 20 anos.

Para sanar os problemas de Fukushima e, poupar a vida de jovens trabalhadores, uma associação de senhores japoneses, a Unidade de Veteranos Qualificados, formada por mais de 200 aposentados com experiências diversificadas nas áreas que são necessárias para limpar a região de Fukushima se ofereceram como voluntários para realizar o serviço.


Quando o líder do grupo, o engenheiro Yaseturo Yamada, de 72 anos, foi indagado sobre os perigos do trabalho que se propunha, ele respondeu: "Nos mandar no lugar dos jovens é apenas o mais sensato a fazer".

- Mas os senhores podem ficar doentes em 20 anos? “Teoricamente sim, mas quando chegar a época de meu corpo apresentar os efeitos da radiação, eu nem estarei mais aqui", disse, Kasuko Sasaki e o marido que são voluntários, e acrescentou: “seria legal ajudar as pessoas que podem ter mais tempo na vida”.

Eles garantem que têm a qualificação para o trabalho, o que muitos chamam de "a última missão". Do grupo fazem parte engenheiros, físicos, médicos aposentados. Argumentam que os jovens que trabalham na usina de Fukushima têm filhos para criar e um longo futuro pela frente.

Independente do resultado dessa iniciativa, pois o governo japonês tem restrições ao trabalho de aposentados, o que fica é o exemplo de coragem e de dignidade do povo japonês.

2 comentários:

  1. Comovente essa iniciativa Companheiro, eu fico com inveja desse povo. A diferença da cultura deles para a nossa fica clara quando aqui escuto agricultores com mais de 70 anos de idade, reclamarem que estão perdendo parte de sua terra( que usam pra plantarem soja), pois terão que replantar a mata ciliar.

    ResponderExcluir
  2. Me sinto tão pequena diante desta forma de ver o mundo, a vida, o universo. Quando eu ficar grande eu quero ser assim...

    ResponderExcluir