"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

sábado, 16 de abril de 2011

Pacifista italiano é sequestrado e executado em Gaza, causando indignação internacional


O jornalista e militante do movimento pacifista pró-palestino International Solidarity Mouvement (ISM), Vittorio Arrigoni, teve seu sequestro anunciado na tarde do dia 14, quinta-feira por militantes "salafistas" na faixa de gaza.

Vittorio foi seqüestrado por um grupo salafista que se identifica como as "Brigadas do Companheiro Heróico Mohamed ben Muslima"., que exigiam a libertação de alguns membros do grupo detidos pelo Hamas.

As exigências foram divulgadas em um vídeo exibido no YouTube, onde os autores do sequestro ameaçavam executar Arrigoni caso o Hamas não libertasse seus companheiros salafistas, em 30 horas, começando pelo xeque Hisham Al Sueidan e o chefe do grupo Tawhid wa al-Jihad, preso em março.

Existem ao menos cinco grupos palestinos deste tipo na Faixa de Gaza. Os "salafistas", entre eles: Jaich al Islam, Jund Ansar Alah, Tawhid wa al-Jihad, Jaich al Uma e Ansar al Sunasão favoráveis à volta dos costumes originais do Islã, além disso, eles acusam o Hamas de debilidade diante de Israel e na imposição da lei islâmica.

Como as exigências não foram cumpridas, o pacifista italiano Vittorio Arrigoni foi executado por asfixia e, o corpo do cidadão italiano foi encontrado em uma rua da Cidade de Gaza, na madrugada desta sexta-feira.

O Hamas, o movimento islâmico que controla a Faixa de Gaza, divulgou nota se comprometendo perseguir os autores do que chamou de "crime odioso". O porta-voz do ministério do Interior do Hamas, Ihab Al Ghussein, condenou o "crime atroz", que segundo ele "não reflete nossos valores, nossa religião, nossos costumes e tradições".

A indignação tomou conta da Itália e, partidos de esquerda, organizações não-governamentais, o Fórum Palestino e associações pacifistas realizaram passeatas e manifestações em diversas cidades italianas para protestar contra o assassinato de Arrigoni.

Um comentário:

  1. DEUS O ABENÇOE VITTORIO, EXEMPLO DE CORAGEM E DETERMINAÇÃO. SEUS ATOS DE COMPAIXÃO, INTERROMPIDOS TÃO CEDO, FICARÃO PARA SEMPRE NAS ALMAS PALESTINAS.

    ResponderExcluir