"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ex-aluno invade e abre fogo contra estudantes de escola pública no Rio de Janeiro


Um ex-aluno entrou armado na Escola Municipal Tasso da Silveira e matou ao menos onze crianças na manhã desta quinta-feira (7), em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos, teria entrado às 8h e efetuado diversos disparos dentro do prédio. Ele também deixou cerca de 20 feridos. O atirador também morreu. De acordo com a polícia, ele se matou com um tiro na cabeça após ser atingido na perna por um policial.


Homem era ex-aluno da escola
Veja informações na ordem cronológica
Matança em instituições de ensino no mundo
Tragédia deixa em alerta professores de escolas públicas

A polícia informou que o atirador invadiu a escola e só parou de atirar quando agentes da Polícia Militar (PM) chegaram ao local. As vítimas foram socorridas por helicóptero e levadas ao Hospital Estadual Albert Schweitzer, próximo ao local da tragédia. O prefeito Eduardo Paes está no local.

Como aconteceu
A Band News divulgou que o homem entrou na escola alegando ser um palestrante. Após conversar com professores e alunos, teria começado a atirar. Em seguida, um aluno teria conseguido sair da escola e pedido ajuda policiais que faziam blitz na região.

Quando os policiais chegaram, trocaram tiros com o sujeito. Depois, o homem teria se matado. Ele estava com uma carta de despedida.

Atirador
O tenente-coronel Djalma Beltrame, comandante do 14º BPM (Bangu), afirmou, em entrevista à rádio Bandnews, que o atirador era ex-aluno da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo. A carta tem frases desconexas e características fundamentalistas.

- Ele entrava na internet para ter acesso a coisas que não fazem parte do nosso povo. É um louco. Só uma pessoa alucinada poderia fazer isso com crianças - afirmou o comandante, que informou que a carta foi entregue ao delegado de Homicídios.

O comandante afirmou ainda que o homem usava uma arma calibre 38 e um carregador de munição capaz de introduzir seis balas por vez. Ainda não há informações sobre o que teria motivado o crime.

A escola é do Ensino Fundamental. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação do Rio, cerca de 400 alunos, divididos em 14 turmas, estudam na escola no período da manhã. De acordo com os pais e vizinhos, muitos professores salvaram os estudantes ao trancar a porta das salas de aula e travar as maçanetas com cadeiras. Os alunos saíram apenas após o fim dos disparos.

foto: reprodução
*Com informações da Agência Estado, Agência Globo, Reuters e portal Yahoo..

Nenhum comentário:

Postar um comentário