"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Médico psiquiatra dirigiu o “teatro da loucura” de Deborah Guerner

A máscara caiu.

A imprensa divulgou imagens que mostram os preparativos da encenação da promotora de Justiça Deborah Guerner, presa desde a semana passada em Brasília. Segundo investigações, a montagem da farsa contou com a orientação do psiquiatra paulista Luis Altenfelder Silva Filho, que teria atuado figurinista e diretor de cena para que Deborah pudesse se passar por louca e enganar a polícia e peritos, se "safando" dessa forma do crime contra o patrimônio público, no casa conhecido como “mensalão do DEM” do Distrito Federal.

O picadeiro teria sido montado, as falas e gestos articulados para simular um distúrbio mental e atrapalhar as investigações sobre seu envolvimento com o esquema de corrupção no Distrito Federal. No entanto, por estranha ironia, toda a armação foi captada pelo circuito interno da casa da promotora e apreendidas com autorização da Justiça, os mesmos equipamentos instalados para sua “segurança” revelaram detalhes da farsa montada por ela.

As gravações revelam desde a chegada do psiquiatra Luis Altenfelder Silva Filho, até a passagem do texto para ser para ser reprovada num teste de sanidade mental. “Pode. Muito excitada, eufórica e com o pavio muito curto”, responde o médico. “Não tem erro, e qualquer residente de primeiro ano de psiquiatria, ouvindo você, vai falar assim: ‘essa menina é bipolar’”. Veja vídeoaqui e no YouTube.

Ao fingir uma doença, a estratégia de Deborah, segundo a investigação, seria evitar a aplicação de alguma pena por envolvimento no escândalo de corrupção no DF, obstruir diligências - como faltar a depoimento - e garantir uma aposentadoria compulsória por invalidez, com um salário de mais de R$ 20 mil. Deborah e seu marido são acusados, entre outras coisas, de cobrarem propina do ex-governador do DF José Roberto Arruda para garantir a proteção do Ministério Público em uma ação que contaria com a participação do ex-chefe dos promotores de Brasília, Leonardo Bandarra.

texto base, fonte:
AE | Agência Estado

Veja vídeo da encenação de Deborah Guerner disponível no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário