"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Jornalista da Globo News chamou a rainha da Jordânia, Rania, de “piranha”, causando constrangimento entre o Brasil e o mundo árabe.


O comentário de um jornalista da Globo News, emissora das Organizações Globo, deixou o governo brasileiro numa saia justa. O jornalista ofendeu, com um palavrão, rainhas, princesas e primeiras-damas do mundo árabe.

O jornalista Caio Blinder, do programa Manhattan Conection usou uma palavra chula para se referir à rainha da Jordânia e a outras figuras dos países árabes dominados por ditaduras.

- É a Rania, a Rania é a mulher do rei Abdullah. Ela é linda. Ela merece estar em capa de todas as revistas fru-fru, Elle, Vogue, etc, mas esteticamente. Politicamente, ela e as outras piranhas são...

A ofensa atingiu uma mulher que é celebridade internacional. Rania é embaixadora do Unicef, o fundo das Nações Unidas para a infância, e está na lista das cem mulheres mais influentes do mundo.

Bela e elegante, Rania está sempre nas capas de revistas e em programas de TV. Ficou conhecida pelo trabalho comunitário que faz com crianças pobres da Jordânia, e é uma defensora assumida dos direitos da mulher, lutando contra o preconceito e a intolerância aos árabes e muçulmanos.

Mas, desta vez, foi a própria rainha que virou vítima de preconceito. Rania foi ofendida durante o programa de debates transmitido pelo canal a cabo da Rede Globo.

Mais ofensas

O jornalista também não mediu palavras para criticar a primeira-dama da Síria, Asma al Assad. Eleita por uma revista francesa "a primeira-dama mais bem vestida do mundo", ela deixou pra trás mulheres importantes como Carla Bruni, primeira-dama da França, e Michelle Obama, a mulher do presidente dos Estados Unidos.

- Asma também é um caso pior porque ela é bonita e, como no caso da Rania, é mulher bem educada, fez faculdade, já trabalhou, e tem essa imagem. Ela é pior, ela é do Assad. E um caso mais grave, porque o Assad, o marido dela, da Síria bate muito mais do que o Abdullah da Jordânia.

Ele não poupou nem a madrasta do rei do Jordânia, Lisa Halaby, conhecida como rainha Noor, que nasceu nos Estados Unidos, mantém instituições de caridade e faz campanha pelas vítimas de minas terrestres.

- a Noor é a mãe desse esquemão. A Noor era a mulher do reizinho Hussein da Jordânia. Ela que implantou esse sistema de mulher de ditador moderna, que trabalha, é atuante, preocupada com a comunidade, enquanto o marido vai lá e massacra...

Pouco depois, o jornalista ofendeu também Khadija el Gamal, nora de Hosni Mubarak, presidente deposto do Egito.

- A Khadija perdeu a parada. Ela era pra ser a primeira perua, a primeira piranha do Egito, porque era nora do Mubarak, e o Mubarak dançou. Agora olha pra cara da Khadija, é muito importante, ela é a favor de reformas - doutrina botox!

Na lista das ofensas também está a princesa da Arábia Saudita Amira al Taweel, conhecida por suas coleções de objetos de luxo e com uma fortuna avaliada em quase R$ 30 bilhões.

- Ela é mulher do príncipe Al Talweel, aquele que tem dinheiro com o Citybank, com o Murdoch, tem muita grana. Essa gasta muito, essa realmente gasta muito e não tem trabalho comunitário

Não é a primeira vez que um jornalista da Globo é preconceituoso. No ano passado, Luiz Carlos Prates, funcionário da RBS, afiliada da Globo em Florianópolis, foi duramente criticado de fazer um comentário infeliz.

- Hoje qualquer miserável tem um carro, o sujeito jamais leu um livro, mora apertado numa gaiola que hoje chamam de apartamento, não tem nenhuma qualidade de vida, mas tem um carro na garagem [...] a popularização do automóvel é resultado desse governo espúrio que popularizou, pelo crédito fácil, o carro para quem nunca tinha lido um livro.

O jornalista não se desculpou, disse apenas que tinha sido mal interpretado, mas acabou demitido dois meses depois.

Repercussão

Os comentários exibidos no programa da Globo News causaram reação internacional. O embaixador da Jordânia no Brasil, Ramez Goussous, enviou um protesto formal ao governo contra o jornalista. O documento tem o apoio de 17 embaixadores do mundo árabe. O embaixador declarou ter ficado espantado com as declarações do jornalista.

Depois da polêmica, o apresentador Lucas M, da Globonews, pediu desculpas no ar. O jornalista Caio Blinder não quis falar à reportagem do Domingo Espetacular, e a TV Globo, por meio da assessoria de imprensa, diz que o assunto está encerrado. Mas o embaixador diz que espera um pedido formal de desculpas do jornalista.

Para José Farhat, diretor de relações internacionais do Instituto de Cultura Árabe, as ofensas do jornalista da Globo atingem muito mais do que as mulheres do mundo árabe.

- Ele ofendeu, na realidade, todas as mulheres brasileiras, todas as mulheres árabes, todas as mulheres muçulmanas e todas as mulheres do mundo. Porque não se fala assim de uma senhora. Eu tenho a impressão que ele não gostaria que se dissesse isso da mãe dele, da filha, da irmã, da esposa. É um absurdo isso, e a responsável é a rede de televisão.

fonte: noticias. r7
foto reprodução.
Veja mais...
http://noticias.r7.com/internacional/noticias/jornalista-da-globo-ofende-rainha-e-causa-saia-justa-diplomatica-20110417.html

fonte video - YouTube

Um comentário:

  1. este jornalista é um idiota não tem o que dizer então sai ofendendo os outros. Já pensou se alguém falasse isso da esposa dele.Talvez ele até gosta pois é tolo......

    ResponderExcluir