"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Falta mão-de-obra especializada no Brasil

O Brasil cresceu e a preparação dos trabalhadores para atender a demanda não aconteceu.

Especialistas afirmam que o Brasil vem se tornando referência mundial em desenvolvimento, fato que vem sendo confirmado pelos dados atuais da economia que mostram favoráveis e, as previsões para um futuro próximo consideram que haverá a manutenção do atual cenário econômico do País. No entanto, isso gera uma séria contradição, pois o fator preocupante para sustentação desse desenvolvimento é a escassez de mão-de-obra qualificada.

É importante salientar que o mercado de trabalho está aquecido e as vagas de emprego existem, mas existe também a falta de trabalhadores qualificados para suprir as necessidades alguns setores de trabalho. Para atender esse apagão e a crescente demanda de mão-de-obra especializada, alguns setores buscam desesperadamente trabalhadores capacitados fora do País.


Segundo dados apresentados pelo SINE, a cada ano o Brasil bate recordes de sobra de vagas no mercado de trabalho especializado, isso se dá pela falta de aperfeiçoamento e qualificação de um grande contingente de trabalhadores brasileiros.

A formação necessária para a qualificação desses trabalhadores abrange todos os níveis e categorias, desde aprendizes até os especialistas. Para resolver esse problema, seria necessário um grande investimento em tecnologias e na capacitação desses trabalhadores, bem como, é preciso também que haja a articulação entre todos os setores produtivos do Brasil.

O ritmo do desenvolvimento de nosso Brasil, vai depender do desempenho da economia nacional e, que por sua vez depende da modernização de equipamentos e da capacitação imediata dos trabalhadores. É uma questão de planejamento para o futuro, a partir de uma ação imediata no presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário