"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Homenagem para Jorge Grando, ambientalista morto no Paraná.


Jorge Grando.
Grande homem, engajado mas lutas ambientalista no Paraná. Entre as suas causas: fundou a ONG Associação Paranaense de Preservação Ambiental do Rio Iguaçu e Serra do Mar (Appam), em 1997.

Ele foi responsável pela criação do Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro. Bem como, um de seus projetos teve reconhecimento internacional e, o mesmo ganhou um prêmio no Japão pelo projeto Menino de Vime, que aliava o plantio do vime para a fabricação de móveis, sem agredir a natureza.

Ultimamente Jorge estava envolvido em um projeto de transformação do condomínio de Piraquara em uma região ambientalmente correta, o nome do local era ecovila e fica próximo às nascentes do Rio Iraizinho. Segundo ele, queria transformar o local em um cinturão de preservação da natureza até a Serra do Mar.

Certamente o trabalho que o grupo de ambientalistas vinham desenvolvendo na região metropolitana de Cutiriba, ofendia ou entrava em choque com os interesses de alguém ou de algum grupo...

Morre o homem mas fica o seu exemplo e a sua obra.


"Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis".

Bertold Brecht

6 comentários:

  1. Dia 26 de maio próximo seria o dia do aniversário de Jorge Grando e haverá um encontro de amigos no centro de Curitiba na 'Boca Maldita" na rua XV de Novembro(aonde fica o bondinho da rua XV) as 11:30 para que a memória de Jorge não caia no esquecimento. Compareçam e divulguem, obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Emoção no enterro dos irmãos Grando
    Além de amigos e parentes o enterro foi acompanhdo pelo prefeito de Piraquara, Gabão, e o prefeito de Pinhais, Luizão Foto: AP

    Os irmãos Grando foram velados desde sábado à noite na Câmara Municipal de Pinhais. Jorge Grando era maçônico e rotariano. Nesta segunda-feira (25) um representante da maçonaria realizou cerimônia de conforto à família enlutada. Em seguida, a música Canto Alegretense – Jorge e Antonio eram de Alegrete (RS) – foi executada, emocionando a todos. Os gaúchos que deixaram o Rio Grande do Sul, há anos, foram acolhidos de coração pelos paranaenses.

    Em seguida, os dois caixões foram conduzidos até Piraquara em longo cortejo. No enterro dos irmãos Grando, diversos membros de ONGs e da Funai compareceram para prestar homenagens. Cerca de 20 índios da aldeia Araçaí também homenagearam os ambientalistas com uma dança típica. No canto de despedida Karaieubixá, o lamento da última despedida.

    Além dos prefeitos de Pinhais, Luizão Goularte de Piraquara Gabão Samaha (Gabão), o enterro foi acompanhado por amigos e parentes. Luizão disse que o trabalho de Jorge Grando é de uma grandeza e simplicidade inigualáveis. Foi decretado luto oficial no município. Já o prefeito Gabão, questionou o por que de tanta brutalidade numa chacina de homens trabalhadores e indefesos.

    ResponderExcluir
  3. Tive o prazer de conhecer o Jorge e sua esposa Derise e sei do exemplo de homen coragem e luta que ele tinha e com certeza jamais sera esquecido e sim sempre sera lembrado como um heroi.

    ResponderExcluir
  4. Saudades desse grande homem que deixou exemplo para muita gente.Conheci jorge quando ja estava separado de sua ex esposa, morando com seu irmao Antonio, moravam juntos ha mais de dois anos,foi quando pude ter maior contato com ambos.Antonio e Jorge...grandes pessoas....SEres Humanos de verdade.

    ResponderExcluir
  5. Amigo de mais de 20 anos de caminhada, estivemos juntos em muitas conquistas, trabalhando e ele desejava um mundo Melhor e por isso defendeu as causas ambientais e sociais com os indígenas, espiritualmente vinha se Lingando cada Vez mais em Fazer ao seu redor
    um mundo de PAZ, com esse desejo nos ofertou as sementes da Paz que germinarão a cada ano no dia 22 de julho Dia da Paz e da Consciliação reconhecido em Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e no Estado do Paraná pela Assembléia Legislativa. Deixou um marco positivo e de Esperança. Renovo a cada tempo que se cumpra o seu desejo que também é o meu e de muitos amigos que de caminhada.
    Saudades.... Grande Cacique

    ResponderExcluir
  6. Que tenhamos na vida alguém que venha a fazer tudo aquilo que JORGE GRANDO fez. Olha com amor e carinho o PLANETA TERRA, deixa saudades,ficamos orfãs e a natureza deve estar muito triste. Foram cinco ambientalistas justos. Sei que nossa amizade passou dos 20 anos e carrego comigo, o gaúcho de humildade, cheio de bons caminhos, amor em seu coração e pelo próximo. Alguém que quando não tinha (pedia). Aprendi muito com ele, casa do solo e cimento, caminhadas das nascentes do íguaçú em Piraquara, até Foz, em fim só posso dizer com dor em meu coração. QUE PENA POR TODOS. E que DEUS possa nos mostrar caminhos, para continuar a trilhar o que estes homens faziam, com amor, paz e respeito ao humeno e natureza.

    ResponderExcluir