"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Terremoto na Turquia deixa centenas de mortos


Um terremoto de 7,2 graus de magnitude atingiu no domingo a província oriental turca de Van, localizada leste da Turquia, próximo ao Iraque, deixou 264 mortos e 1.300 feridos, segundo o mais recente registro oficial divulgado pela imprensa internacional nesta segunda-feira. No entanto, segundo autoridades, o número de vítimas ainda não é definitivo e pode aumentar, pois muitos permanecem soterrados em prédios destruídos pelo abalo.

Observatórios afirmam que pequenos terremotos são um acontecimento quase diário na Turquia. Mas, dois grandes terremotos em 1999 deixaram mais de 20 mil mortos no noroeste do país e, em maio deste ano, um tremor deixou dois mortos e 79 feridos em Simav, também no noroeste.

Mustafa Erdick, chefe do observatório Kandili, a agência sismográfica da Turquia afirmou que o tremor ocorreu "muito perto da superfície", a apenas 5 km de profundidade. Por isso, foi sentido como um terremoto de 8 ou 9 graus de magnitude.


O gabinete oficial de situações de emergência registrou 970 edifícios desabados na região da catástrofe, causando danos generalizados.
A maior parte das mortes ocorreu na província de Van, nas cidades de Van e de Ercis, cidades mais próximas ao local do epicentro, equipes de resgate trabalham ininterruptamente à procura de possíveis sobreviventes em meio aos escombros.

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, pediu aos cidadãos que "não entrem em prédios danificados", devido ao perigo de réplicas, como o de magnitude 5,6 registrado dez horas após o tremor principal.

Foto: Reuters
Com informações de agências internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário