"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Doutor Sócrates: um brasileiro, atleta e político

Doutor Sócrates, o ex-jogador de 57 anos, não resistiu a terceira internação em cerca de quatro meses e morreu na madrugada de domingo (04), às 4h30, no Hospital Israelita Albert Einstein,em São Paulo.

Segundo o hospital, o ex-jogador estava internado desde a noite da última quinta-feira e, morreu em consequência a um choque séptico (infecção generalizada causada por bactéria).

O ex-futebolista deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na última quinta. Ele foi submetido a um tratamento dialítico (remoção de substâncias prejudiciais dos rins para limpar o organismo).

Natural de Belém, no Pará, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, irmão do também famoso Raí. O ex-jogados deixa a mulher, Kátia, e seis filhos.

O "Doutor" Sócrates foi um dos maiores craques da história do futebol brasileiro. Iniciou carreira no Botafogo-SP na década de 70 e, mais tarde tornou-se ídolo do Corinthians, clube que defendeu entre 1978 e 1984. Meia de habilidade, disputou 298 jogos e assinalou 172 gols, se consagrou ao vencer os Campeonatos Paulistas de 1979, 1982, 1983.

Além das conquistas esportivas, o ex-meio-campista acabou sendo um dos líderes da Democracia Corintiana, um movimento de cunho ideológico que transformou o ambiente do clube. Com isso, os jogadores deixam de ser submissos às decisões da comissão técnica e passaram também a participar das decisões do clube.

Sócrates nunca escondeu a insatisfação em relação à ditadura e acabou se tornando um símbolo da luta contra o regime militar, que acabou abolida no País no ano de 1985. A partir do movimento criado por ele no clube, a filosofia do movimento expandiu-se para questões de interesse público, especialmente quando o Corinthians vestiu uma camisa com o "patrocínio" das "Diretas Já", "Eu quero votar para presidente", entre outros.

O Doutor Sócrates Brasileiro, engajado e politizado, como cidadão, consolidou a sua liderança dentro e fora do Corinthians. Além de um grande atleta era um homem íntegro de ideais democráticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário