"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Chineses homenageiam Mao Tsé-Tung no dia de seu nascimento

Enquanto no Ocidente se comemora o Natal no dia 25 de dezembro, todos os anos a China lembra do líder comunista fundador da República Popular, Mao Tsé-Tung que este nasceu em 26 de dezembro de 1893 no povoado de Shaoshan, em Hunan.

Nesta terça-feira, 27 dezembro, segundo agências internacionais, dezenas de milhares de chineses visitaram Shaoshan, o povoado natal do líder de Mao, outros fizeram o mesmo na Praça da Paz Celestial, no mausoléu onde repousa seu corpo embalsamado.

Para celebrar o 118º aniversário do nascimento do revolucionário chinês, nesta segunda-feira o mausoléu no centro da Praça da Paz Celestial, em Pequim, esteve aberto ao público. Onde os visitantes passaram respeitosos ao redor da urna de vidro onde se encontra os restos mortais de Mao e depositaram flores na entrada do local.

Em Shaoshan, povoado que praticamente vive do turismo em torno do líder nascido ali e, que      é muito venerado na China pela implementação da Revolução Cultural, se destacou que o número de visitantes era duas vezes maior que o registrado em dias normais.

Para muitos nostálgicos, que às vezes levam insígnias do 'Grande Timoneiro' em sua roupa ou como decoração de seus automóveis, Mao é símbolo de uma época na qual havia mais idealismo na China, em contraste com o momento atual do país, no qual sobressaem o enriquecimento a todo custo e o pragmatismo.



Com informações da Agência EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário