"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A miséria americana por Santayana


A Historia da Riqueza do Homem de Leo Huberman, procura mostrar de forma clara e real como se deu a formação do sistema capitalista. Segundo ele, o desenvolvimento do capitalismo acarretou transformações na sociedade num todo. Para ele, tais as mudanças econômicas, pode diretamente alterar a vida do homem.

Huberman traz a tona todo o processo histórico que se da com a evolução do capitalismo, enfatizando a idéia de onde o capitalismo irá parar diante de sua ganância, suas crises, seus altos e baixos.

A crise econômica mais recente, provocada pela ganância é a de Wall Street, que acabou gerando uma situação de miséria americana e, despertou a necessidade do povo americano organizarem o movimento Occupy Wall Street (OWS), onde os sindicatos estadunidenses passaram nas últimas semanas a irrigar os manifestantes contra o acumulo de riqueza em detrimento de uma maioria a beira da miséria.

As organizações de trabalhadores também procuram aproveitar criticar a opulência financeira dos 1% mais ricos do país, em comparação às dificuldades enfrentadas pela ampla maioria dos 99% restantes, deixando evidente a desigualdade social.

Leia abaixo, a análise de Mauro Santayana sobre a relação de riqueza e da pobreza americana bem como, a trajetória que empurrou a economia americana rumo à miserabilidade.

Leia mais...Santayana e a miséria americana | Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário