"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

LULA , OS PELOS E A PELE


Em mais de trinta anos de vida política, Lula foi virado no avesso pelo conservadorismo nativo. A direita e seus ventríloquos midiáticos , com maior ou menor dose de recato,e em alguns casos sem nenhum , submeteram a sua alma, seu coração e seus pensamentos, ademais de manifestações explícitas de natureza política, a uma tomografia ininterrupta.

Lula ficou nu. Não escaparam seu passado e o futuro -especulado e várias vezes sepultado precocemente , bem como o presente dos parentes próximos ou distantes, amigos , companheiros e colaboradores mais estreitos.

A sofreguidão frustrou-se a cada golpe desmascarado, cada fraude e calúnia esfareladas. A cada suposto revés definitivo o vínculo do líder com a sociedade estreitou-se. De um lado cresceu o mito; de outro, recrudesceu o ódio respingado agora da boca dos mais afoitos no episódio do câncer que o acometeu.

O segredo de sua liderança, como ele próprio sintetizou um dia a seu modo, decorre de ser uma assumida construção coletiva do povo brasileiro com o qual estabeleceu um vínculo feito de lutas, conquistas, erros e acertos.

Ao se depilar publicamente agora pelas mãos da esposa, antecipando-se a colaterais da quimioterapia, Lula reitera a confiança nesse laço que se sobrepõe às aparências e às versões.

Ontem, ele foi vital para vencer o cerco político. Hoje , emanará energia positiva por parte daqueles que sabem enxergar além das aparências: Lula raspou pelos, mas não trocou de pele.

Do Sítio Carta Maior, em 17/11/ 2011, 5ª feira.
http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm

Um comentário:

  1. Excelente! Compreender o Lula e a sua liderança e potencialidades não é pra todo mundo, infelizmente dentro desse "todo mundo", há uma elite "raivosa",que não perdoa o fato de um homem do povo, de "parcos conhecimentos acadêmicos", ter realizado aquilo que eles sempre discursaram em palanques e nunca conseguiram concretizar, não perdoam um trabalhador nordestino, se tornar um dos mais brilhantes estadistas do nosso tempo! Saúde Lula, o mundo precisa de homens assim como vc!

    ResponderExcluir