"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A deturpação do Enem: quem ganha com isso?


O impasse que envolve a anulação de 13 questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, a pressão exercida por alguns setores para que haja o cancelamento total das provas de 2011 atendem a interesses obscuros.

Ontem, pressionado por setores do Ministério da Educação (MEC), o Governo Federal decidiu recorrer da decisão da Justiça Federal no Ceará que anulou 13 questões Enem, que por coincidência o problema teria ocorrido por lá.

No início da tarde, devido às pressões, a Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou que encaminhará um recurso para tentar derrubar a decisão que anulou questões do Enem. O recurso será protocolado amanhã no Tribunal Regional Federal (TRF) da 5.ª Região, em Recife (PE). Segundo a AGU, a iniciativa tem o objetivo de evitar que alunos que fizeram o Enem sejam prejudicados.

A educadora Paula Bouzan, doutora em Políticas Educacionais pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e pesquisadora da Fundação Lemann, deu nesta segunda-feira uma entrevista à CBN, nesta segunda-feira, que foi extremamente didática e séria sobre os problemas que ocorreram com o Enem.

Ela explica a grandeza do exame, o maior realizado simultaneamente em todo o mundo, sua seriedade metodológica e as vantagens que tem, sobretudo para os estudantes de mais baixa renda. A educadora sugere ainda quem são os interessados em deturpar o Enem...

Leia mais>>>Riscos do Enem vêm das escolas privadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário