"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dia Nacional da Consciência Negra e a realidade no mercado de trabalho.


O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado e reconhecido seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, dada em que houve Abolição da Escravatura, o que supostamente garantia a liberdade e a igualdade racial. No entanto, a data comemorativa tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel.

Algumas entidades de representantes do Movimento da Consciência Negra no Brasil, buscam organizar palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da interiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: as cotas universitárias, a xenofobia, discriminação policial, a inserção do negro no mercado de trabalho e as condições de igualdade profissional.

Dados recentes apresentados abaixo, mostram que ainda existe um quadro extremamente desfavorável a população negra no Brasil.

Saiba mais...O racismo no mundo do trabalho:
Sobre Zumbi...Zumbi dos Palmares: um símbolo de resistência e lu...:

Nenhum comentário:

Postar um comentário