"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Nelson Jobim pede demissão do Ministério da Defesa


O Palácio do Planalto confirmou, a saída do ministro da Defesa, Nelson Jobim. A carta de demissão foi entregue pouco depois das 20h. O ministro, que estava em Tabatinga, fronteira do Brasil com a Colômbia, recebeu um chamado da presidente Dilma Rousseff e teve que antecipar o retorno a Brasília.

Filiado ao PMDB, Jobim foi presidente do Supremo Tribunal Federal (2004-2006) e ex-ministro da Justiça do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-1997). Recentemente, há pouco mais de um mês, quando foi ao aniversário de 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Jobim sugeriu que a presidente da República tem um estilo autoritário, em contraste com o de FHC. Talvez esse comentário tenha sido o pontapé inicial da crise, pois na ocasião, o ministro teria sido chamado para dar explicações para a presidente Dilma.

Ao homenagear o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Jobim citou Nelson Rodrigues ao dizer que antigamente os “idiotas chegavam devagar e ficavam quietos”, enquanto hoje eles “perderam a modéstia” e que é preciso “tolerá-los”.

Na semana passada, o peemedebista afirmou ao programa "Poder e Política - Entrevista", que votou em seu amigo pessoal José Serra nas eleições presidenciais de 2010 e que o tucano teria tomado as mesmas medidas de Dilma para afastar suspeitos de corrupção do Ministério dos Transportes, deixando obscuro de que lado estava.

A situação de Jobim se complicou ainda mais depois que foram divulgados trechos de uma entrevista dele à revista Piauí, contém críticas ao governo e, em especial, à ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Na entrevista, Jobim teria dito que Ideli é uma ministra “muito fraquinha” e que Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Casa Civil, "não conhece Brasília".

A ministra Ideli Salvatti afirmou nesta quinta ao programa "Poder e Política - Entrevista" que o ministro Nelson Jobim (Defesa) tem dado declarações "desnecessárias" e deveria se "conter um pouquinho".

Fonte: CartaCapital e Agência Brasil

Opinião

Como não foi a primeira vez que Jobim causou desconforto à presidente Dilma, o melhor mesmo é Jobim procurar a sua turma. Por outro lado, se incorpora ao governo Dilma, Celso Amorim, que assume o posto de ministro da Defesa, que foi ministro de LULA e, é filiado ao PT.


Imagens: reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário