"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

EUA fizeram experiências em cobaias humanas na Guatemala


Os Estados Unidos realizaram 17 tipos de experiências em doentes mentais, prostitutas, prisioneiros e soldados guatemaltecos, por meio de inoculações que ocorreram na década de 1940, informou o vice-presidente da Guatemala, Rafael Espada. "Temos confirmados 17 tipos de projetos nas experiências com humanos realizados em nosso país", afirmou Espada em uma coletiva de imprensa.

No começo de outubro, já haviam sido descobertas experiências envolvendo a inoculação da bactéria da sífilis por cientistas americanos em parte da população guatemalteca. Os testes, aplicados para testar a recém-desenvolvida penicilina, foram levados a cabo nos anos 40, e forçaram o presidente Barack Obama a pedir desculpas ao país latino.

As investigações prosseguiram e, na última quarta-feira, o governo americano enviou documentos com 90% da informação científica que será utilizada na investigação, a cargo de uma comissão especial dirigida por ele para descobrir o que ocorreu no país entre 1946 e 1948. Os documentos estavam nos arquivos do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, com sede em Atlanta).

Rafael Espada designou o médico Jorge Solares como coordenador da comissão na Guatemala, e o médico guatemalteco radicado no Paraguai José Guillermo Monroy pra fazer a ligação entre o país e o governo dos Estados Unidos.

Espada também afirmou que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Guatemala será a entidade responsável por financiar a comissão, acrescentando que as primeiras conclusões devem ser divulgadas nos próximos seis meses.

A Guatemala ainda não definiu o orçamento e o cronograma para o funcionamento da comissão, mas devem tê-los em mãos na próxima semana, acrescentou.

Os experimentos em humanos realizados na Guatemala foram divulgados no dia 1 de outubro, após uma investigação da médica Susan Reverby, do Wellesley College, que descobriu os documentos em arquivos do médico John Cutler (falecido em 2003), responsável pelos testes.

Nesse dia, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, pediu desculpas à Guatemala pelo ocorrido, enquanto o presidente Barack Obama chamou o presidente do país, Alvaro Colom, com o mesmo objetivo.

Da redação, com Portal Terra/Vermelho
imagem: reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário